Cotidiano

Snapchat prepara abertura de capital, diz fonte

INFOCHPDPICT000033675704RIO- O aplicativo de troca de mensagens Snapchat arquivou em sigilo um pedido de
autorização para realizar uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em
inglês), afirmaram fontes. O pedido teria sido feito antes das eleições
presidenciais. A meta da companhia é finalizar o processo em março do ano que
vem. De acordo com o “Wall Street Journal”, o valor da empresa estaria avaliado
entre US$ 20 bilhões e US$ 25 bilhões. A oferta estaria sendo cordenada pelos
bancos Morgan Stanley e Goldman Sachs.

Com quatro anos de existência e 150 milhões de usuários por dia, a companhia,
sediada em Venice, na Califórnia, está em um processo de planejamento para o que
seria um dos maiores IPOs do setor de tecnologia nos últimos anos, que poderia
acontecer em março. O Snapchat, controlado pela Snapchat Inc, não pôde comentar
imediatamente.

O último grande IPO do setor ocorreu em 2014 com a gigante chinesa de
comércio eletrônico Alibaba, que fez sua estreia no mercado de ações com valor
de US$ 168 bilhões. Especialistas acreditam que a chegada do Snapchat à Bolsa
pode trazer ânimo ao mercado de ações. Neste ano, segundo a Dealogic, 103
empresas abriram o capital nos Estados Unidos, gerando US$ 21,8 bilhões. É o
menor patamar desde 2009.

O Snapchat teria feito o pedido de forma confidencial pois prevê gerar
receitas inferiores a US$ 1 bilhão em 2017.A receita da empresa, que nasceu há
quatro anos, começou a crescer quando permitiu o uso de anúncios. Com isso, a
receita deve passar de US$ 60 milhões, em 2015, para algo entre US$ 250 milhões
e US$ 350 milhões neste ano. Nos Estados Unidos, a prática é comum para
companhias com esse nível de receita, já que elas podem ajustar o pedido antes
de torná-lo público.

Para turbinar suas receitas, a companhia permite que as empresas usem filtros
baseados na localização dos usuários e traçar um perfil do internauta com base
nos seus vídeos. Segundo o “WSJ”, os jovens de 18 a 24 anos são os maiores
usuários da rede social, que já foi alvo de aquisição do Facebook. Em setembro, a
companhia anunciou o lançamento de um óculos de sol que permite a gravação de
vídeos.