Cotidiano

Sistema Unimed e hospitais firmam acordo que protege usuário da cooperativa carioca

RIO – Os 800 mil clientes da Unimed-Rio em todo o Brasil podem dormir mais tranquilos hoje. Finalmente o Sistema Unimed e os hospitais assinaram o Termo de Compromisso, conforme antecipou o blog do colunista Ancelmo Góis, que garante o atendimento aos beneficiários da cooperativa e dá mais tempo para que a negociação das dívidas da operadora que tem um passivo de R$ 1, 9 bilhão. Segundo fontes, o acordo garantiria o atendimento por, ao menos, mais três meses.

O acordo vem sendo costurado há meses e foi assinado após uma reunião que durou quase oito horas, na sede da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), na Glória, no Rio de Janeiro. A rede de prestadores hospitalares ? representada pelo Sindicato dos Hospitais e Clínicas do rio de Janeiro (SINDHRIO), pela Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Rio de Janeiro (FEHERJ) e pela Associação de Hospitais do Rio de Janeiro (AHERJ) ? comprometeu-se a manter o atendimento aos consumidores. A Unimed-Rio por sua vez reafirmou seu compromisso de adotar providências voltadas para seu reequilíbrio econômico-financeiro. Os direitos dos seus consumidores também ficam resguardados, segundo o acordo, pela atuação do Sistema Unimed.

? Estamos mais confiantes com a celebração deste acordo. É uma prova de que os órgãos públicos, o Sistema Unimed e nossos parceiros de setor de saúde acreditam na viabilidade da Unimed-Rio e estão comprometidos com a recuperação da cooperativa. O desafio continua sendo grande, mas este foi um passo fundamental para virarmos esse jogo ? explica Romeu Scofano, presidente da Unimed-Rio.

Assinam o termo também a ANS, o Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro, o Ministério Público Federal e a Defensoria Pública.