Cotidiano

Sistema de iluminação transforma o ambiente em tela de videogame

image003.jpg

LAS VEGAS ? A Razer, especializada em produtos para os fanáticos por games, revelou nesta quinta-feira que o Razer Chroma, aparelho de iluminação especial, será base para o Projeto Ariana, um conceito para a criação do primeiro sistema de projeção de vídeo para oferecer imersão total nos games.

O Razer Chroma é um sistema de iluminação RGB para jogos eletrônicos, que projeta imagens sincronizadas com o andamento dos games. O aparelho já está disponível no mercado, com mais de 5 milhões de unidades vendidas. Alguns títulos já estão integrados à tecnologia, como ?Overwatch?, ?Call of Duty: Black Ops 3? e ?Shadow Warrior 2?.

Já o Projeto Ariana reúne fabricantes de hardware, para desenvolver um sistema ainda mais imersivo. Participam do consórcio a gigante Lenovo, maior fabricante de computadores do mundo, e marcas do mercado gamer e de iluminação, como Antec, NZXT e Nanoleaf. Um protótipo está sendo apresentado na feira de eletrônicos CES, que acontece esta semana em Las Vegas.

? O Projeto Ariana é um conceito desenvolvido para mostrar o poder e o potencial da tecnologia Razer Chroma no mundo pré-realidade virtual, criando um elo único entre os jogadores e os games ? disse Min-Lian Tan, diretor executivo da Razer. ? A projeção de vídeo, iluminação multicolorida e a inteligência responsiva do Razer Chroma estão mudando o jeito de jogar. Nós e nossos parceiros estamos trabalhamos para oferecer ainda mais soluções visuais que permitam experiências futuras incríveis e ricas visualmente.

O Projeto Ariana é um sistema que adapta a projeção dos elementos do jogo às dimensões e características físicas do ambiente físico real. É composto por um projetor de vídeo de alta definição que usa uma lente olho de peixe com capacidade de processamento avançada que estende a experiência de jogo para uma sala inteira, duas câmeras com sensor de profundidade 3D e um software de calibração para ajuste automático com móveis e outras luzes do ambiente.