Policial

Sistema carcerário: Método Apac será discutido em seminário

Evento será realizado nos dias 27, 28 e 29 deste mês, na FAG

Cascavel – Com o objetivo de divulgar e fazer com que a sociedade como um todo conheça o método Apac (Associação de Proteção e Assistência Carcerária), Cascavel sedia nos dias 27, 28 e 29 deste mês, o I Seminário de Estudos sobre o Método APAC. A abertura está programada para as 19h, na FAG (Faculdade Assis Gurgacz).

Devem participar do seminário segmentos sociais representativos da comunidade como Poder Judiciário, Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Poder Executivo e Legislativo, além de conselhos, clubes de serviços, associações comunitárias, instituições religiosas e educacionais, empresas privadas, ONGs (Organizações Não Governamentais) entre outros.

A intenção dos organizadores é mobilizar e sensibilizar os participantes sobre a necessidade da sociedade civil se desenvolver e se sentir coresponsável na questão da execução penal e consequentemente, na ressocialização do condenado.

O objetivo é que toda a comunidade entenda como funciona o método Apac e o porquê ele tem dado tantos resultados positivos onde é implantado.

De acordo com a juíza substituta da 1ª Subseção Judiciária de Cascavel, Claudia Spinassi, apenas 8% dos presos que cumpriram pena em uma Apac voltam ao mundo do crime. Ou seja, um total de 92% de recuperação.

“Enquanto no sistema convencional, hoje, temos uma média de 20% de recuperação, na Apac o índice é de 92%. O que a Apac traz de diferente é uma proposta de custo-benefício muito maior que o sistema convencional”, ressalta.

Membro de uma comissão de divulgação de Apacs no Estado, a magistrada encabeça o movimento pela instalação de uma unidade no município.