Cotidiano

Sistema americano de armas nucleares ainda usa disquetes

201605250303237168_AP.jpg

RIO ? Um relatório divulgado nesta quarta-feira pela Associated Press mostra que o governo americano gasta três quartos do seu orçamento em tecnologia para manter computadores obsoletos, incluindo plataformas com mais de 50 anos em áreas vitais, como a Seguridade Social. Mas o que chama atenção é o Sistema Estratégico Automatizado de Comando e Controle, usado para coordenar as operações das forças nucleares do país, rodar em computadores IBM da década de 1970 que ainda usam disquetes de 8 polegadas, anteriores aos de 5¼.

?Peças de reposição são difíceis de encontrar porque estão obsoletas?, afirma o relatório elaborado pelo Escritório de Contabilidade dos EUA (GAO, na sigla em inglês) que será apresentado nesta quarta-feira a um comitê no Congresso.

Apesar de a Casa Branca ter incentivado a substituição de sistemas, o orçamento para modernização vem recuando, e terá US$ 7 bilhões a menos em 2017 que em 2010. O GAO estima que o governo gastou ao menos US$ 80 bilhões em tecnologia da informação no ano passado, sendo que o total deve ser significativamente maior, já que parte dos sistemas do Pentágono e outros mantidos por agências independentes, como a CIA, não constam no relatório.

?Os investimentos federais em TI estão se tornando obsoletos?, diz o GAO. ?O governo federal corre o risco de continuar mantendo investimentos que superaram a efetividade e estão consumindo recursos que superam seus benefícios?.

Além do sistema de armas nucleares, o documento destaca outros pontos críticos, como os arquivos de pessoas físicas e jurídicas do Tesouro americano, que mantém dados sobre os contribuintes, que rodam em sistemas de 56 anos e usam linguagem de programação ultrapassada, díficil de escrever e manter. Os computadores da Seguridade Social, que determinam a elegibilidade e estimam os benefícios, têm cerca de 30 anos, sendo que alguns usam a linguagem COBOL.

?A maioria dos funcionários que desenvolveu esses sistemas estão se aposentando e a agência vai perder esse conhecimento coletivo?, alerta o relatório. ?Treinar novos funcionários para manter os sistemas antigos consome muito tempo?.

A Casa Branca tem incentivado as agências e órgãos do governo a identificarem sistemas obsoletos para a substituí-los, mas o GAO pede que objetivos mais claros e específicos, com cronogramas, são necessários.