Cotidiano

Sismo de 5,3 graus na Coreia do Norte levanta suspeita de teste nuclear

SEUL – Um sismo de 5,3 graus na escala Richter foi registrado na Coreia do Norte, segundo informações de monitores como o Serviço Geológico dos EUA (USGS). Com profundidade zero, o episódio gerou alertas na Coreia do Sul que se trate de um teste nuclear.

O tremor foi registrado a 11km a nordeste de Sungjibaegam, segundo o USGS. Pouco após o sismo, as autoridades sul-coreanas divulgaram um comunicado dizendo que monitoram se houve um teste nuclear.

“Há uma alta possibilidade” de detonação de bomba atômica, disse o governo.

HISTÓRICO PREOCUPA

Em junho, um centro de investigação americano estimou que a Coreia do Norte possa ter fabricado seis bombas nucleares ou mais nos últimos 18 meses, com o que seu arsenal poderia alcançar 21 bombas nucleares. Segundo o Instituto de Ciência e Segurança Internacional (Isis), com sede em Washington, baseia suas estimativas em uma avaliação da quantidade de plutônio militar e de urânio altamente enriquecidos que a Coreia do Norte poderia ter produzido no complexo nuclear de Yongbyon ao norte de Pyongyang.

Com base em imagens de satélite, o secretário geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Yukiya Amano, disse na semana passada que a Coreia do Norte parecia ter reativado uma usina de recuperação de plutônio para uso em armas nucleares.

A Coreia do Norte realizou quatro testes nucleares. O último aconteceu em 6 de janeiro, e Pyongyang disse que era uma bomba de hidrogênio ? ou bomba H.

A Coreia do Norte realizou ainda, nos últimos meses, uma série de testes com mísseis balísticos, violando resoluções da ONU. No último deles, projéteis foram lançados em direção ao Mar do Japão durante o encontro do G-20, o que foi visto como uma provocação do regime de Pyongyang.