Cotidiano

Sinepe sugere a instituições não ofertarem o novo Fies

Curitiba – O Sinepa-PR (Sindicato das Escolas Particulares do Paraná) é contrário ao modelo do novo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) apresentado pelo Ministério da Educação e, desta forma, acompanha a posição da Fenep (Federação Nacional das Escolas Particulares) em sugerir que as IES (Instituições de Ensino Superior) não façam a adesão à nova forma de financiamento.

"Esse é um tema que tem gerado grande preocupação aos mantenedores do ensino superior particular, pois entendemos que o modelo pode inviabilizar a gestão, fragilizando as condições administrativas e econômicas das instituições privadas", explica a presidente do Sinepe/PR, Esther Cristina Pereira.

Segundo Esther, o novo Fies condiciona as IES à adesão ao Fundo Garantidor do Fies (FG-Fies), onde terão que arcar com os maiores aportes financeiros do programa e há ainda o fato de que o agente financeiro é quem efetuará o repasse devido às instituições de educação, após o pagamento por parte do aluno, deixando as Faculdades, Universidades e Centros Universitários sem ter o controle das inadimplências. Ainda de acordo com ela, outro aspecto negativo se dá pelo fato de que o valor não financiado deixa de ter a garantia da União.

novas condicionantes impostas agridem as instituições e como resultado prático penalizam a sociedade e os alunos, que são oriundos do ensino público e não têm condições econômicas para custear o ensino superior, uma vez que as vagas nas universidades federais acabam ficando com os melhores alunos da educação básica particular", pontua a presidente.