Educação

Sinepe/PR apresenta Semana das Dores da Escola

Bullying, depressão, déficit de atenção, hiperatividade, automutilação, vício em tecnologias. Estas são apenas algumas das questões com as quais os educadores precisam lidar em sala de aula e que podem comprometer o processo de aprendizagem. Para auxiliar na orientação e na preparação dos profissionais que estão diretamente em contato com os alunos, o Sinepe/PR (Sindicato das Escolas Particulares) promove a 1ª Semana das Dores da Escola. O evento traz cinco palestras com renomados profissionais das áreas de pedagogia e psicologia – realizadas entre os dias 11 e 15 de março no Auditório do Sinepe/PR em Curitiba – que pretendem elucidar de que maneira é possível tratar, de forma pedagógica e preventiva, essas demandas.

“Os professores passam muito tempo em contato direto com os alunos e, na maioria das vezes, são os primeiros a detectar os sintomas de que algo não vai bem. Por isso, eles precisam estar preparados para questões que vão além do conteúdo acadêmico”, explica a psicopedagoga Esther Cristina Pereira, presidente do Sinepe/PR.

De acordo com Esther, o evento tem como foco contribuir para o gerenciamento de problemas disciplinares e comportamentais dentro da sala de aula. “Como agir ao detectar os primeiros sinais e o que fazer para garantir o bem-estar e a aprendizagem plena dos estudantes são algumas das dúvidas que iremos abordar durante a Semana”, revela.

As palestras são destinadas a professores e coordenadores de instituições de ensino infantil e médio, mas abertas para demais interessados e para o público em geral. As inscrições para cada palestra tem o custo de R$ 40 (para profissionais de instituições associadas ao Sinepe/PR) e R$ 70 (para não associados). As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas pelo site www.sinepepr.org.br.

Programação

11/03 – 14h às 16h – Inter-relações em sala de aula, com Magda Branco

12/03 – 19h às 21h – Conflitos em sala de aula, com Tiara Terezinha Machado

13/03 – 14h às 16h – Por que meu aluno não aprende?, com Jaqueline Gnata

14/03 – 19h às 21h – Bullying escolar: da urgência à oportunidade formativa, com Benjamim Horta

15/03 – 14h às 16h – Depressão e suicídio, com Anelise Mota

Informações: (41) 3078-6933

Inscrições: www.sinepepr.org.br ou direto no link http://goo.gl/gPMWwB