Cotidiano

Sinead O'Connor abre o verbo publicamente contra família

RIO – A cantora irlandesa Sinead O’Connor, famosa pelo hit “Nothing compares 2 U” nos anos 1990, usou o Facebook para descer a lenha publicamente na família depois de ter desaparecido ? e ter sido encontrada pela polícia americana. A carta aberta ? cheia de palavrões? é endereçada ao primeiro ex-marido, John Reynolds, músico e produtor com quem trabalhou no começo da carreira. Ela também se dirige ao filho dos dois, Jake Reynolds, e ao próprio pai. Sinead

Fãs chegaram a temer pela vida da cantora nesta semana: ela desapareceu no domingo, e, até ser encontrada na segunda-feira, muitos temiam que Sinead tivesse se suicidado. Em 2015, ela já tinha dado outro susto, quando teve uma overdose de drogas.

Sinead tem quatro filhos, cada um com um pai diferente. Jake tem 28 anos; Roisin, filha do jornalista John Waters, tem 18; Shane, de 12 anos, é filho do músico Donal Lunny, e está sob os cuidados da agência irlandesa de proteção à infância, a Tusla; e Yeshua, que nasceu de seu breve casamento com Frank Bonadio.

Este ano foi o segundo dia das mães que Sinead passou longe de Shane. Em um post publicado no último dia 7, alguns dias antes de desaparecer, ela afirma que não conseguiu se recuperar emocionalmente da histerectomia (cirugia para a retirada do útero) que fez em agosto do ano passado. A cantora explica que deixou o filho sob a guarda do pai do garoto e de Jake, mas alega que os dois o entregaram ao sistema público. Desde então, Shane está em um lar temporário.

Sinead chama a situação de “grotesca”, e diz que, segundo os próprios agentes da Tusla, o menino está no sistema público porque “ninguém na família quer ficar com ele”.

Sinead O’Connor – explicação sobre filho em lar temporário

Confira abaixo a tradução da carta de Sinead. Aviso: os palavrões e impropérios foram mantidos.

Carta Sinead O’Connor

CARTA ABERTA PARA JOHN REYNOLDS

Diga àquele nosso filho perverso que uma pessoa que sofre de duas doenças de merda, cujos sintomas incluem compulsão suicida, não está sendo manipuladora se, enquanto ele se comporta como um bully chauvinista como o avô dele, essa pessoa diz que tem vontade de se matar. Vocês todos me abandonaram POR CAUSA DAS MINHAS TENDÊNCIAS SUICIDAS. SEUS ESCROTOS. VOCÊS ME ABANDONARAM PARA QUE EU MORRESSE. Jake diz que sabe que eu sofro de uma doença psiquiátrica e, mesmo assim, ele pisa na ferida. DIGA A ELE PARA PARAR DE FINGIR QUE VAI SE IMPORTAR SE EU MORRER. O MENTIROSO DE MERDA. ELE SÓ SE IMPORTA COM OS PRÓPRIOS SENTIMENTOS. ELE NÃO ESTÁ NEM AÍ COM A MANEIRA COMO EU ME SINTO DESDE QUE VOCÊS CAGARAM PARA MIM E PARA O MEU FILHO. Cada um de vocês deveria rezar para que eu morra. Porque vou processar vocês pelo que fizeram comigo se eu conseguir sobreviver. Pai, você fez isso com a minha mãe. Você se safou. Eu sou mais forte do que ela. Você não vai se safar desta vez. De jeito nenhum.

JOHN, Jake fez com o Shane o que você fez com ele. Aliás, você é um MERDA por ter feito isso, e por ter me mandado as contas de vinte mil a cada três meses. E todo mundo acha que você é um anjo. Se for isso mesmo, a mulher é realmente o negro do mundo (referência a uma canção de John Lennon). Eu nunca recebi um centavo de nenhum dos pais dos meus filhos. Se você e meu pai tivessem conseguido o que queriam, o Jake nem estaria vivo. Só eu lutei porque ele era o meu filho e EU O AMAVA, MESMO SENDO EU UMA CRIANÇA. Você e o meu pai me deixaram no hospital para se livrarem dele, porra. Quantos abortos você conseguiu forçar as mulheres a fazer, John? Você contou? Eu parei de contar há 16 anos.

Jake, fique com a guarda do Shane. Peça desculpa a ele por usá-lo para punir sua mãe. Vou te mandar dinheiro. Garanta que ele faça terapia e tome remédios, se for preciso. Nenhum de vocês vai me ver de novo por causa do que fizeram. Se eu conseguir não me matar, vocês vão pagar os custos médicos dessa história, já que vocês foram e continuam a ser os coordenadores da minha total destruição psicológica e emocional. E eu nunca vou voltar para vocês ou para os meus filhos por causa de vocês. Então vivam com isso. Expliquem ao Shane a ao Yeshua por que a mamãe desapareceu. Vocês não são cristãos, seus ingratos, mentirosos, criminosos. Vocês assassinaram sua mãe de um jeito ou de outro. Vocês a afastaram da vida dela, de forma que ela teve que fugir para outro continente só para continuar viva. Vocês a fizeram abandonar seus filhos e depois vocês os abandonaram. VOCÊS é que precisam de uma porra de um psiquiatra. Todos vocês.

Vou vê-los todos no tribunal. Vou pedir danos. Não consigo trabalhar. Perdi toda a renda do ano passado e deste. Tive despesas médicas enormes, e um trauma enorme, porque vocês me torturaram. Como eu disse. É melhor vocês rezarem para Deus me matar, seus merdas, porque, diferentemente da minha mãe, eu não vou deixar barato. A gente vai para o tribunal e vai ter essa briga em público de uma vez por todas. Pai, você não vai fazer revisionismo. Aliás, eu sei que você escondeu o julgamento da guarda. Envolvendo a minha mãe e você. Você o enterrou. Bom, isso é tudo que você vai enterrar, além da minha mãe. E que Deus o perdoe por ter chorado sobre o corpo dela, dizendo que estava arrependido.

Sinead Marie-Bernarde Aoibheann O’Connor