Política

Sinduscon Paraná Oeste entrega sugestões da construção civil a candidatos a prefeito

Os oito candidatos a prefeito de Cascavel receberam do Sinduscon Paraná Oeste um documento contendo sugestões do setor da construção civil para os próximos quatro anos

Sinduscon Paraná Oeste entrega sugestões da construção civil a candidatos a prefeito

Os oito candidatos a prefeito de Cascavel receberam do Sinduscon Paraná Oeste um documento contendo sugestões do setor da construção civil para os próximos quatro anos. O documento foi entregue pelo engenheiro civil Ricardo Lora, presidente da entidade, aos candidatos Carlos Moraes, Evandro Roman, Inês de Paula, Juarez Berté, Leonaldo Paranhos, Major Arsênio, Márcio Pacheco e Paulo Porto.

De acordo com Ricardo Lora, o Sinduscon Paraná Oeste, por intermédio dos seus sete comitês técnicos: CII (Indústria Imobiliária), CMA (Meio Ambiente), CPRT (Políticas e Relações do Trabalho), Coinfra (Infraestrutura), Comat (Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade), CRS (Responsabilidade Social) e Desburocratização, possui amplas condições de colaborar com o Plano de Governo a ser executado pelo próximo chefe do Executivo.

Entre as sugestões, estão o reforço da parceria entidades que fazem parte do G8 (Sinduscon, Acic, Amic, Sindicato Rural, OAB, CDL, Sindilojistas e Sociedade Rural), de forma com que a entidade atue também de forma deliberativa, e não apenas consultiva; colaborar/chancelar a escolha do presidente do IPC (Instituto de Planejamento de Cascavel), manter a política de utilização do BIM em obras públicas, auxiliar na elaboração do Plano Diretor, promover o planejamento antecipado de obras públicas, ampliar o número de fiscais de obras, incentivar o IPTU Verde e construções sustentáveis e outros argumentos.

“O Sinduscon Paraná Oeste possui amplas condições de colaborar com o desenvolvimento de Cascavel. Ao longo dos anos, os associados foram buscando o conhecimento e aprimorando o compartilhamento de ideias. Essa maturidade e conhecimento acumulado podem ser bastante úteis para o próximo governo e nos colocamos à disposição para colaborar e abrir nossas portas para a administração, assim como queremos que a municipalidade esteja aberta a nós”, explica Ricardo.

CARLOS MORAES

“Uma cidade do porte de Cascavel necessita da intervenção das entidades da sociedade organizada, como é o caso desta salutar iniciativa do Sinduscon Paraná Oeste. É preciso acabar, e uma vez por todas, com obras não pensadas, e direcionar o planejamento da cidade para as próximas décadas. Quando fiz pós-graduação em Gestão Pública, aprendi que precisamos enxergar o futuro de forma ampla e integrada, antecipando a construção e anéis viários e ligações definitivas. Hoje, nossos viadutos, por exemplo, já estão defasados. Temos que pensar também no meio ambiente e nos recursos naturais não renováveis, como a água. Isso só será possível através de uma gestão compartilhada, com a decisiva participação do Sinduscon Paraná Oeste e de outras entidades”.

EVANDRO ROMAN

“Propostas pautadas no ambiente técnico, como foram as apresentadas pelo Sinduscon Paraná Oeste, me entusiasmam e contam com todo o meu apoio. Apesar e me preocupar com o grau de endividamento financeiro do município, farei de tudo o possível para tirá-las do papel. Esse alinhamento é fundamental, porque a sociedade organizada consegue enxergar situações que o poder público, por sua própria característica defasada de recursos humanos e materiais, enfrenta dificuldades. No mais, as pautas do setor da construção civil, especialmente aquelas ligadas ao meio ambiente e à sustentabilidade, são as mesmas que sempre defendi enquanto deputado federal em Brasília, quando participei, na Câmara dos Deputados, da Comissão de Minas e Energia”.

INÊS DE PAULA

“Um governo só prospera quando há pluralidade de opiniões e uma gestão compartilhada, com entidades sérias e comprometidas com aquilo que fazem. É o caso do Sinduscon Paraná Oeste, que, através deste documento nos apresenta sugestões perfeitamente exequíveis. Com essa parceria, vamos evoluir ainda mais e inovar em áreas extremamente importantes, como o planejamento da cidade para médio e longo prazos. Além disso, nosso plano de governo contempla a sustentabilidade nas obras, proposta que encontra eco no setor da construção civil. A partir de janeiro de 2021, as portas a prefeitura estarão abertas a sugestões que venham de encontro com as necessidades de uma metrópole como Cascavel. Pensar no futuro, adotando medidas de sustentabilidade, como a reciclagem de materiais, é fundamental e encontrarão apoio no nosso governo”.

 

JUAREZ BERTÉ

“A sociedade organizada tem que ser ouvida, porque, sozinha, a administração municipal não consegue atender todas as demandas da população. Acho importantíssimo que o gestor público atue com ponderação e com ouvidos atentos às entidades, porque são elas que traduzem de forma técnica e precisa os rumos que a cidade precisa seguir. Na minha trajetória de vida, sempre participei ativamente das entidades, e por isso quero elas ao meu lado na prefeitura, a partir de 1º de janeiro. Dinheiro não falta para isso, basta parar de gastar com coisas inúteis, como o pagamento de alugueis caríssimos e desnecessários, e colocar as ações e prática.  Vou precisar da ajuda do Sinduscon Paraná Oeste para governar, não tenha dúvida disso e agradeço a disponibilidade da entidade em colaborar com o desenvolvimento de Cascavel”.

LEONALDO PARANHOS

“No meu governo, o Sinduscon Paraná Oeste desempenhou um papel decisivo, como a exitosa implantação do programa Aprova Digital, que rompeu paradigmas antigos, trouxe desburocratização e agilidade na aprovação de projetos e está sendo copiado por vários municípios do Brasil. Foi também dialogando com a entidade que escolhemos um presidente do IPC alinhado com as forças produtivas e empreendedoras. Também tiramos o IPC do ambiente da prefeitura para um espaço próprio e independente, onde a cidade pode ser melhor pensada. Precisamos muito mais de vocês (Sinduscon) do que vocês precisam de nós. Vamos dar continuidade e ampliar a utilização do BIM nas obas públicas, além de terceirizar a fiscalização de obras, tornando esse trabalho mais eficiente. Apoiamos também o IPTU Verde – a lei o regulamenta já está pronta – e a eficiência energética em prédios públicos”.

MAJOR ARSÊNIO

“Entidades como o Sinduscon Paraná Oeste são multiplicadoras e disseminadoras do conhecimento. Defendo com unhas e dentes a desburocratização, porque acredito que o associativismo tem muito a contribuir com o funcionalismo público. Acredito na força as câmaras temáticas, elas podem ser fundamentais o processo de desenvolvimento de Cascavel. Toda diversidade é bem-vinda, desde que haja harmonia. Aceito de bom grado essas sugestões e espero que possamos compor juntos um governo participativo e plural, sempre dando o devido crédito às boas ideias. Estamos perfeitamente alinhados nestes posicionamentos, especialmente aqueles que dizem respeito à preservação do meio ambiente e edificações sustentáveis”.

MÁRCIO PACHECO

“Sempre tive uma postura republicana e afeita ao diálogo, e não será diferente como prefeito de Cascavel. Minha relação com o Sinduscon Paraná Oeste vem de longa data, sempre que convidado, participo dos eventos e reuniões da entidade. No meu governo, a administração será dialogadora e aberta ao clamor das entidades. É preciso entender que o ganhador das eleições não se torna o dono da cidade. Um exemplo da falta de comunicação com as entidades foi dado na revitalização das principais avenidas de Cascavel, onde vários erros foram cometidos, porque a população não foi ouvida. O reflexo foi um significativo aumento no número de acidentes, com implicações sérias no sistema público de saúde. A prioridade da nossa gestão será preservar as vidas, através de um governo desruptivo, com honestidade acima de tudo, capacidade e vontade de trabalhar”.

PAULO PORTO

“O alinhamento do nosso governo com as entidades representativas será uma prática constante, não apenas no que se refere ao IPC, mas também com outras instituições de desenvolvimento e pesquisa, como a Fundetec e Agropec. Minha atuação sempre foi pautada pelo diálogo com a sociedade e assim será também na Prefeitura de Cascavel, ouvindo as bases e propondo soluções em conjunto. Defendo as construções sustentáveis e ecologicamente corretas, bem como o IPTU Verde, bandeira essa que deve ser de todos, indistintamente. Para Cascavel avançar mais, é preciso um debate civilizado em que todos discutam o que é melhor, de forma plural, sempre com diálogo aberto e franco. O Sinduscon Paraná Oeste, tenham certeza, poderá contar comigo”.