Política

 Sindicatos vão à Justiça contra governo do Estado

Cascavel – Sindicatos que representam servidores do Paraná irão ingressar com ações coletivas contra o governo do Estado requerendo o direito à reposição da inflação do ano passado, conforme previsto na Lei Estadual 15.512, de 2007, a qual instituiu a data-base dos servidores públicos do Estado do Paraná em 1º de maio.

Uma das entidades que ingressarão com ação para buscar o direito de seus filiados é o Sinteoeste (Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos do Ensino Superior do Oeste do Paraná). A medida judicial foi debatida e aprovada em assembleia no Hospital Universitário de Cascavel. “Iremos ingressar com essa ação coletiva buscando a reposição da inflação do ano passado aos trabalhadores da Unioeste e do HU”, adianta Gracy Kelly Bourscheid, presidente da entidade.

Detalhes sobre como serão feitas as ações coletivas serão discutidos entre todos os sindicatos de servidores na próxima segunda-feira (7), em reunião do FES (Fórum das Entidades Sindicais do Paraná) na capital do Estado. "O Governo Richa não pagou a data-base em 2015 e depois não cumpriu o calendário de reajustes firmados após as manifestações e greves", lembra Gracy.

Um dos compromissos firmados para o fim da greve geral dos servidores foi um calendário de pagamentos do reajuste parcelado para janeiro de 2017 (6,29%) + (1%) e outros em maio (1,10%). Esse acúmulo de perdas já representa uma defasagem de 8,53% ao funcionalismo público. Os índices são baseados no IPCA.