Cotidiano

Sindicato realiza abaixo-assinado contra fechamento de agência

A desativação da agência São Cristóvão faz parte do programa de reestruturação da instituição, recentemente anunciado pelo governo federal

Cascavel – Ontem, diretores do Sindicato dos Bancários de Cascavel e Região coletaram assinaturas em frente à agência São Cristóvão, do Banco do Brasil. O abaixo-assinado será enviado posteriormente ao Procon e ao Ministério Público, para que “intervenham contra o fechamento desta unidade do Banco do Brasil”, explicou o presidente do Sindicato, Gladir Basso, que preside também a Federação dos Bancários do Paraná.

A desativação da agência São Cristóvão faz parte do programa de reestruturação da instituição, recentemente anunciado pelo governo federal e que prevê o fechamento de 837 agências em todo o Brasil. Além da extinção das agências, outras 379 serão transformadas em postos de atendimento e 10.524 cargos estão sendo extintos por meio de um plano de incentivo à aposentadoria.

A agência do BB no São Cristóvão tem vinte funcionários, conta com sete mil contas de pessoas físicas e jurídicas e presta cerca de mil atendimentos diários.

Recentemente, diretores do Sindicato estiveram no Procon de Cascavel, onde se reuniram com o chefe do órgão, Juliano Tolentino. Na ocasião, o Sindicato solicitou a intervenção do Procon para que a referida agência não seja desativada, quando foi orientado a fazer um abaixo-assinado para que os consumidores (clientes e usuários do BB) se manifestassem contra o fechamento da unidade bancária.

De acordo com Gladir Basso, o Sindicato está agora fazendo o abaixo-assinado para que o Procon e o Ministério Público, embasados na vontade dos consumidores, possam gestionar pelos meios legais, contra a desativação da agência São Cristóvão do BB.

Entre as possíveis consequências da reestruturação do BB, o Sindicato argumenta a sobrecarga de trabalho, que já é grande, sobre os bancários das agências que absorverem a clientela da unidade a ser fechada, e consequentemente, maiores problemas e dificuldades de atendimento aos clientes e usuários do Banco do Brasil, inclusive com o aumento das filas.