Cotidiano

Sindicato promove manifestação contra fechamento de agência do Banco do Brasil

Das 10 às 12 horas desta segunda-feira (5), o Sindicato dos Bancários de Cascavel e Região realiza manifestação pública em frente à agência São Cristóvão do Banco do Brasil. O ato é em repúdio ao recente pacote de reestruturação da instituição anunciado pelo governo federal, que prevê o fechamento de 837 agências em todo o Brasil. Além da extinção das agências, outras 379 serão transformadas em postos de atendimento e 10.524 cargos serão extintos por meio de um plano de incentivo à aposentadoria.

Uma das agências a serem fechadas dentro desse pacote do governo é a São Cristóvão, em Cascavel, do Banco do Brasil. Essa unidade tem vinte funcionários, conta com sete mil contas de pessoas físicas e jurídicas e presta cerca de mil atendimentos diários.

De acordo com Gladir Basso, presidente do Sindicato de Cascavel e da Federação dos Bancários Paraná, entre as possíveis consequências da reestruturação do BB, estão a sobrecarga de trabalho, que já é grande, sobre os bancários das agências que absorverem a clientela da unidade a ser fechada, e consequentemente, maiores problemas e dificuldades de atendimento aos clientes e usuários do Banco do Brasil, inclusive com o aumento das filas.

Gladir Basso frisa que a grande preocupação do Sindicato é com os funcionários do BB, pois muitos sofrerão descomissionamento, mudança de função, além de terem de se realocar em outros espaços de trabalho, muitas vezes sem as mesmas condições da agência anterior. Além disso, com o programa de demissão, há a preocupação com a redução de pessoal, o que levará à sobrecarga de trabalho ainda maior.