Cotidiano

Sindicato fará denúncia contra fechamento de agência do BB no MPF, MPT e Procon

O Sindicato dos Bancários de Cascavel e Região vai protocolar denúncia no MPF (Ministério Público Federal), no MPT (Ministério Público Federal do Trabalho) e no Procon, pedindo ações desses órgãos contra o anunciado fechamento da agência São Cristóvão, em Cascavel, do Banco do Brasil. Diretores do Sindicato vão apresentar o documento primeiramente no MPT, segunda-feira (26), às 10h – rua São Paulo, 346, Centro.

A desativação da agência São Cristóvão faz parte do programa de reestruturação da instituição, recentemente anunciado pelo governo federal e que prevê o fechamento de 837 agências em todo o Brasil. Além da extinção das agências, outras 379 serão transformadas em postos de atendimento e 10.524 cargos estão sendo extintos por meio de um plano de incentivo à aposentadoria.

A agência do BB no São Cristóvão tem vinte funcionários, conta com sete mil contas de pessoas físicas e jurídicas e presta cerca de mil atendimentos diários.

No documento protocolado, assinado pelo presidente do Sindicato, Gladir Basso, que preside também a Federação dos Bancários do Paraná, a entidade sustenta que o fechamento da referida agência em Cascavel “é ilegal, pois fere o interesse público”, e que “o BB tem divulgado que a medida busca reduzir custos, dando assim, verniz de legalidade ao ato”. Argumenta ainda que “os atos da administração pública, quaisquer atos, necessariamente deverão ter por finalidade o interesse público”, e que, “é evidente que não é do interesse público o fechamento da agência São Cristóvão”.

No expediente, o Sindicato cita ainda que a desativação dessa agência vai forçar a migração de clientes e usuários para outras unidades do BB, sobrecarregando também os empregados do Banco diante da nova demanda.

Por fim, o documento solicita para que os órgãos aos quais o expediente foi protocolado, cobrem para que o Banco do Brasil apresente relatório evidenciando a motivação, os impactos econômicos e a adequação das mudanças ao plano de negócios e à estratégia operacional da instituição. E conclui propondo que seja convocado, com urgência, representante do BB, “para que apresente em reunião a ser agendada – também com urgência -, a fim de ajustar com o Sindicato em nome de seus empregados e da comunidade local, a manutenção do funcionamento da agência São Cristóvão”.

ABAIXO-ASSINADO

No documento a ser protocolado no MPF, MPT e no Procon, o Sindicato dos Bancários de Cascavel e Região vai anexar abaixo-assinado elaborado pela entidade de classe, em que os consumidores (clientes e usuários) da agência São Cristóvão do BB manifestam o interesse e que a referida unidade seja mantida em funcionamento, e que não seja fechada conforme pretensão do governo federal.