Cotidiano

Sindicato estima prejuízo a cerca de 100 mil pessoas com fechamento de agência

Cascavel – Uma manifestação em repúdio ao recente anúncio do governo federal que prevê o fechamento de agências do Banco do Brasil em todo o País foi realizada pelo Sindicato dos Bancários de Cascavel e Região na manhã de ontem.

Sindicalistas se reuniram em frente à agência São Cristóvão, na Avenida Brasil, e entregaram panfletos à população para orientar sobre as consequências com o fechamento da unidade. “Se isso ocorrer, 20 funcionários serão remanejados até mesmo para outra cidade e, além disso, haverá corte de comissões. Não aceitamos essa decisão e a instituição não consultou sindicato, funcionários e os clientes”, afirma o presidente do Sindicato, Gladir Basso.

Segundo ele, haverá prejuízo para cerca de 100 mil pessoas com o fechamento da agência São Cristóvão. “A unidade presta cerca de mil atendimentos diários a toda a população do bairro e da região norte da cidade. Haverá muito transtorno para os clientes que têm conta aqui e que precisarão se deslocar até o Centro, além da sobrecarga de trabalho a funcionários”, avalia Basso.

Como forma de impedir a decisão do governo federal, sindicalistas buscaram auxílio ao Procon. “Fomos orientados de que a população pode fazer o registro da queixa como consumidores para que o órgão entre com ação civil pública”, explicou Gladir.

Essa é a expectativa da presidente da associação dos moradores do Bairro São Cristóvão. Ela comenta que participou da inauguração da agência há 16 anos e não admite que o local suspenda os atendimentos. “Tudo o que conseguimos nesse bairro é como muito sacrifício. Não podemos deixar que ocorra o fechamento, muitos idosos precisam desse atendimento e por isso, vamos recorrer ao Procon”, afirma Jacira Granzotto.

No Brasil há previsão de fechamento de 837 agências, 11 delas somente no Paraná. Além da extinção das unidades, outras 379 serão transformadas em postos de atendimento e 10.524 cargos serão extintos por meio de um plano de incentivo à aposentadoria.