Cotidiano

Sindicato dos Servidores faz eleição em clima de greve

Toledo – O Sertoledo (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Toledo) está em processo eleitoral para eleger a nova diretoria para o próximo triênio. O período de inscrições de chapas terminou e, para surpresa de todos, houve a inscrição de apenas uma chapa. Os servidores vão às urnas na segunda e terça-feira desta semana.

o presidente da Comissão Eleitoral, João Carlos Padilha, o processo deve ser tranquilo. Apenas os servidores filiados têm direito de voto.

De acordo com a Comissão Eleitoral, nos dias de votação serão disponibilizadas urnas fixas e itinerantes.

Historicamente, o Sindicato tem pleitos acirrados, inclusive com forte tensão entre as chapas, mas o comportamento e o interesse por outras linhas ideológicas não se confirmou neste ano.

Clima de greve

se nas urnas o clima é tranquilo, fora delas a situação é bem diferente. Uma semana antes das eleições, em assembleia na sede do Sindicato dos Servidores, os servidores aprovaram greve para que os menos favorecidos na escala salarial sejam atendidos. Um economista chegou a ser contratato para apresentar cálculos de possibilidades para o prefeito Lúcio de Marchi, mas não houve acordo devido à preocupação com o limite prudencial, que tem tirado o sono do prefeito desde que assumiu, em janeiro de 2017.

A entidade sindical informou em nota que, depois de esgotados todos os espaços de negociações, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais consultou os servidores sobre a negativa da administração em relação à implantação do Piso Mínimo para os servidores que recebem menos de um salário mínimo.

A última tentativa do sindicato foi o protocolo para ter uma resposta oficial por parte da administração, mas foi ignorado.

Em votação, os servidores deliberaram por greve a partir do dia 16 de abril. A paralisação envolve serviços gerais, cozinheiras, eletricistas, encanadores, motoristas, entre outros. Durante a assembleia, foi formada uma comissão com cinco servidores para discutir os detalhes da organização da greve, caso ela venha mesmo a ser deflagrada.