Policial

Sinalização não está irregular nem incompleta, diz Cettrans

Desde a liberação do tráfego na avenida foram registrados dois capotamentos, além de outros acidentes na região do Calçadão

Cascavel – Na manhã de ontem, dois carros se envolveram em mais um acidente no cruzamento da Avenida Brasil com a Rua Souza Naves, na região central de Cascavel. Uma pessoa ficou ferida, mas sem gravidade. O trecho passa por obras do PDI (Plano de Desenvolvimento Integrado) e a circulação de veículos foi liberada recentemente, o que tem gerado dúvida entre os motoristas.

Desde a liberação do tráfego na avenida foram registrados dois capotamentos, além de outros acidentes na região do Calçadão. A principal justificativa dada pelos motoristas envolvidos é que com ainda falta sinalização.

Para a Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito), no entanto, as causas destas colisões estão no comportamento dos condutores, incluindo a desatenção e a imprudência, e as obras estão sendo usadas pelos motoristas como “desculpa” para a prática de infrações de trânsito.

Conforme o gerente da Divisão de Engenharia da companhia, Juliano Denardin, apesar de provisória a sinalização está de acordo com a regulamentação. “Tanto a vertical quanto a horizontal já foi feita. a sinalização não está incompleta nem irregular e de forma alguma atrapalha o trânsito. É mais uma questão comportamental dos motoristas”, sustenta.

Com a instalação de semáforos nos novos cruzamentos, a expectativa é de que os acidentes diminuam e o trânsito fique mais organizado. Segundo Denardin, alguns desses equipamentos entrarão em funcionamento em poucos dias. “Já fizemos um ofício à Copel e estamos aguardando que a ligação elétrica seja feita”, afirmou.

INFRAÇÕES MAIS COMUNS

Uma das principais infrações cometidas pelos motoristas no trecho das obras do PDI é a conversão irregular à esquerda, principalmente nas ruas Salgado Filho e Castro Alves, onde a sinalização proíbe esse tipo de manobra. Vale lembrar que em algumas ruas nas quais não existe sinalização, esse tipo de conversão ainda é permitido. Entretanto, em breve o acesso às ruas transversais só será possível pelo chamado “looping de quadra”.

Outra infração muito comum é o estacionamento nas áreas destinadas às paradas de ônibus. “Nestes locais a sinalização não é necessária, já que há um artigo específico no Código de Trânsito Brasileiro que proíbe o estacionamento de veículos na faixa da esquerda, junto a canteiros centrais”, explica Juliano Denardin.