Cotidiano

Sinais de trânsito inteligentes começam a operar em dezembro em Niterói

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NITERÓI – A primeira etapa para implantação do Centro de Controle Operacional (CCO), sistema que vai gerir o trânsito na cidade, tem previsão de ser concluída no início de setembro com a montagem da sala de operação e a instalação de 60 quilômetros de cabos de fibra ótica e de dez centros de controle nas localidades com trânsito mais carregado no município. O prefeito Rodrigo Neves, que na terça-feira se reuniu com o diretor da empresa francesa Engie, responsável pela implantação do sistema em Niterói, informou que toda a rede estará funcionando em dezembro. Quando ficar pronto, ele passará a sincronizar os sinais de dez regiões de acordo com a demanda de tráfego. Pioneiro na América do Sul, o sistema contribui para aliviar os congestionamentos porque permite, por exemplo, acionar em tempo real o sinal verde por mais tempo em uma área engarrafada ou o vermelho para segurar o fluxo quando necessário.

Dentro de quatro meses, de acordo com a prefeitura, serão instaladas 190 câmeras com sensores nos principais cruzamentos de Centro, Fonseca, Ingá, Icaraí, Santa Rosa, São Francisco, Largo da Batalha, Barreto e Região Oceânica. Elas vão fazer a contagem da quantidade de carros que passam por determinadas vias para estabelecer o tempo de abertura e de fechamento dos equipamentos. Intervenções manuais também podem ser feitas por técnicos através da observação das imagens.

Todos os dados serão enviados a computadores instalados no CCO ? que será implantado no segundo andar do prédio onde funciona o Centro de Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Piratininga. O acompanhamento também servirá para alimentar com informações sobre as condições de tráfego os 14 novos painéis que serão espalhados em todas as regiões da cidade.

O investimento no CCO é de R$ 19,1 milhões, financiados através de convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Com a operação inteligente dos sinais, Rodrigo Neves diz que a expectativa é de melhorar em até 25% a fluidez do trânsito:

? Além da sinalização, o CCO vai melhorar muito a performance dos operadores da NitTrans. Toda a operação ficará mais inteligente e dinâmica.

Para Gilberto Gonçalves, professor de Transportes da UFF e da Uerj, a medida é positiva, mas pode ter resultado discreto se não for acompanhada de outras políticas públicas para mobilidade.

? É uma das tecnologia mais modernas que existem. Vai trazer melhorias, mas não consegue resolver os congestionamentos. As ruas não comportam mais o tamanho da frota de veículos. Não existe outra saída para o trânsito a não ser investir no transporte público de massa ? avalia Gonçalves.

Além da melhoria do tráfego e da esperada diminuição no tempo das viagens, a modernização do sistema de operação dos sinais visa a minimizar os gastos com manutenção dos equipamentos e reduzir acidentes. A prefeitura fala ainda em melhoria na qualidade do ar da cidade, uma vez que os carros ficariam menos tempo parados no trânsito, o que diminuiria a emissão de gases.