Esportes

Simone Biles nega doping 'descoberto' por hackers russos

Uma das estrelas da ginástica na Olimpíada Rio-2016, onde conquistou cinco medalhas? quatro delas de ouro? Simone Biles respondeu em suas redes sociais as acusações de doping feitas por um grupo de hackers russos que invadiu o site oficial da Agência Mundial Antidoping (Wada, em inglês). Autodenominado Fancy Bears, o grupo publicou documentos que comprovam que a ginásta americana fez uso de substâncias liberadas pela Agência apenas para o tratamento de transtornos como Hiperatividade.

LEIAS MAIS

Hackers denunciam doping de Simone Biles e irmãs Williams

“Tenho TDAH e tomo remédios para isso desde criança. Saibam, por favor, que eu acredito em um esporte limpo, que sempre segui as regras, e que continuarei seguindo o que acredito. O fair-play é muito importante para o esporte e para mim.Ter transtorno de atenção e tomar remédios para isso não é um motivo para sentir vergonha ou ter medo que as pessoas saibam”, escreveu Simone Biles

Presidente da Federação Americana de Ginástica, Steve Penny, disse ao “The Independent”, que a atleta não cometeu nenhuma infração.

“Simone apresentou toda a documentação necessária e está de acordo com as regras da Wada. Nenhuma norma foi quebrada”, afirmou.

Olivier Niggli, diretor-geral da Wada, condenou a prática criminosa.

“Esses ataques estão comprometendo o esforço da comunidade mundial para restabelecer a confiança na Rússia e a luta contra o doping e a”, disse ele.

Doping

A Rússia foi banida da Paralimpíada do Rio e teve parte da delegação olímpíca proibida de participar da Rio-2016 por causa do escândalo de doping sistemático que havia no país e foi revelado pelo relatório McLaren, divulgado pela Agência Mundial Antidoping (Wada).

Fancy Bears

Criado recentemente ? registros das redes sociais datam do início de setembro,? o Fancy Bears se diz um grupo de ativistas russos que luta pelo fair-play no esporte mundial, e procura irregularidades de atletas de primeira linha.

Coincidência ou não, uma série de documentos confidenciais dos atletas dos Estados Unidos foram publicados pelos hackers. Eles disseram que que os esportistas consumiram substâncias proibidas, porém que apresentavam receitas médicas que indicavam que o uso era terapêutico dos compostos. E por este motivo, a Agência Mundial Antidoping abria uma “exceção” para a utilização do doping.

Irmãs Williams

Ainda segundo os documentos vazados pelo Fancy Bears, as tenistas Venus e Serena Williams teriam utilizado a substâncias que servem como servem anti-inflamatórios. As duas ainda não se pronunciaram sobre as denúncias.