Cotidiano

Simone Biles, a nova estrela da ginástica que virá para a Rio-2016

SPO-GYM-2016-U.S.-OLYMPIC-TRIALS---WOMEN'S-GYMNASTICS---DAY-2-GBM2QB1GB.1.jpg

Michael Phelps e Usain Bolt ainda são os maiores nomes do esporte olímpicos, mas o Rio de Janeiro pode ver surgir na ginástica uma nova estrela. Simone Biles, de apenas 19 anos, foi confirmada na equipe feminina de ginástica dos Estados Unidos e vêm para a edição carioca dos Jogos com um projeto ambicioso: conquistar cinco medalhas de ouro.

Biles e Gabby Douglas são os grandes nomes da ginástica americana que tentará o bicampeonato por equipes e manter os títulos que conquistou no individual geral e no solo. Além de tentar abocanhar uma medalha nas outras categorias da ginástica.

Simone é um dos grandes nomes da ginástica atual. Desde que estreou em competições profissionais em 2013, ela conquistou 14 medalhas em mundiais, sendo 10 de ouro. Nas seletivas disputadas no último fim de semana, em San José, na Califórnia, ela conquistou o título no individual geral, além de ter ficado em primeiro no solo e no salto sobre o cavalo. Simone ainda ficou em quarto na trave e nas barras assimétricas.

No solo, ela já apresentou uma coreografia usando uma música do filme “Rio”, com direito a alguns passos de samba, que, se for repetida, deve empolgar o público carioca.

Simone Biles samba

– A ginástica foi o primeiro esporte que tentei e aqui estou – disse Simone, após ter a sua classificação para a Olimpíada confirmada. – Existe alguma palavra que expresse mais felicidade do que feliz? – completou a ginasta, que celebrou a sua vaga olímpica em um vídeo publicado com suas colegas de time divulgado em suas redes sociais.

Simobe Biles comemora vaga olímpica

No Rio, Simone tentará o ouro nos três aparelhos e mais no individual geral e por equipes. Uma de suas maiores rivais neste seu objetivo será a sua amiga de equipe americana, Gabby Douglas, que já ostenta um ouro olímpico conquistado por equipes em Londres-2012.

Ginasta mais vencedora da história dos EUA, Simone já disse que aquela conquista foi uma inspiração para ela.

– O que as meninas dos Estados Unidos fizeram em Londres foi muito inspirador, e estou indo pelo mesmo caminho que elas passaram. Estou muito empolgada com essa jornada – disse a ginasta numa recente entrevista para o site do Comitê Olímpico Internacional (COI), antes da confirmação da vaga no Rio.

Simone série olimpica

Natural de Ohio, Simone começou na ginástica com seis anos. Seu primeiro mundial foi em 2013, na Antuérpia, onde ela ganhou cinco medalhas, sendo duas de ouro. A partir daí, ela deu prosseguimento a uma carreira de sucesso que tem tudo para ter o seu ponto mais alto no Rio de Janeiro no mês que vem.

– Eu evolui rapidamente porque eu tenho um talento natural. Então, só preciso controlá-lo. Mas nunca passou pela minha cabeça, há três anos, que eu teria tanto sucesso no nível mais alto, porque antes disso eu era a mais baixa (das atletas). Mas todo mundo me disse que eu podia atingir o topo, mas eu nunca acreditei neles.

Agora, Simone tem tudo para brilhar no Rio de Janeiro.