Agronegócio

Show Rural: Plantio direto de hortaliças garante conservação do solo

Os produtores que visitarem o espaço poderão conhecer o sistema e as principais plantas de cobertura que podem ser utilizadas

Show Rural: Plantio direto de hortaliças garante conservação do solo

Um dos recursos mais preciosos que o agricultor tem em sua propriedade está ganhando um novo aliado que está sendo demonstrado na área de Olericultura do IDR-PR no Show Rural. O Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH) tem demonstrado resultados positivos nas pesquisas de campo feitas pelos técnicos extensionistas.

Os produtores que visitarem o espaço poderão conhecer o sistema e as principais plantas de cobertura que podem ser utilizadas.

“A conservação do solo tem um grande impacto com este sistema, ao contrário do que acontece no sistema tradicional que deixa o solo exposto cada vez que um novo canteiro é feito. No plantio direto, o solo permanece intacto e protegido, proporcionando mais conforto e produtividade para a planta”, garante Erivan Marreiros, extensionista do IDR-PR.

Implantação

O primeiro ponto a ser observado pelo produtor que quiser adotar o procedimento é a separação de uma área para o cultivo das plantas de cobertura

“As mais indicadas são o milheto, para o verão, e a aveia, para o inverno. Elas têm o crescimento ideal de até 70 dias para a produção da palhada e, aí sim, fazer a transição para o SPDH. A recomendação é que a ocupação da área seja feita de forma escalonada”, indica Marreiros.

Novidade – As novidades não param por aí. Marreiros alerta os produtores para conhecerem o sistema de plantio vertical de mini-abóboras, vagens e pepinos; além da tradicional estufa onde estarão expostos tomate, pimentão, morango semi-hidropônico, ervas e temperos.

Assessoria