Cotidiano

Show Rural 2021: nove raças de ovelha serão novidade na área pecuária

A atração resulta de uma parceria da Coopavel com a Ovinopar

Sufoolk, uma das raças que serão apresentadas na área pecuária - Crédito: Assessoria
Sufoolk, uma das raças que serão apresentadas na área pecuária - Crédito: Assessoria

A principal novidade da área pecuária do 33º Show Rural Coopavel será a mostra e a comercialização de ovelhas de nove raças. Cerca de 300 animais vão apresentar o melhor de suas características genéticas e ressaltar as virtudes de um mercado em expansão em várias regiões brasileiras. A atração resulta de uma parceria da Coopavel com a Ovinopar, a Associação Paranaense de Criadores de Ovinos.

Os animais em exposição serão das raças Texel, Texel NC, Ile de France, Ile de France NC, Dorper, White Dorper, Suffolk, Poll Dorset, Hampshire Down e Santa Inês. “São algumas das raças com os melhores desempenhos em termos de criação e entre as favoritas dos consumidores no que se refere à carne”, informa o coordenador da Pecuária do Show Rural, Rozimbo Júnior Magro. “A novidade despertará atenção dos visitantes, principalmente dos pecuaristas interessados em diversificar as suas criações. A ovinocultura experimenta um momento interessante e tem enorme potencial de crescimento”, diz o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli.

19 milhões

O rebanho brasileiro de ovinos é de 19 milhões de cabeças, com concentração especialmente no Nordeste e Rio Grande do Sul. O Paraná tem 750 mil ovinos, com predominância na área Central do Estado. A genética dos animais tem melhorado ao longo dos anos e o consumidor está atento à mudança. O consumo per capita no Brasil é de 400 gramas, contra dois quilos no mundo. Em países árabes, uma pessoa consome em média 28 quilos desse tipo de proteína todos os anos. “Esse é mais um indicativo de que esse é um setor produtivo que pode crescer muito por aqui”, conforme o coordenador geral do Show Rural Coopavel, Rogério Rizzardi.

Outra vantagem da criação de ovelhas é a possibilidade de se manter de 10 a 15 animais no mesmo espaço necessário para alimentar um único bovino. Os cordeiros podem ser desmamados com 45 dias e com menos de seis meses atingem peso de 30 quilos, estando aptos então para o abate. Um boi, por sua vez, pode ser abatido com idade entre 22 e 24 meses. O preço médio do quilo da carne de ovelha é de R$ 25, enquanto que o de bovino é de R$ 18.

Além da carne bastante apreciada, a ovelha oferece ainda subprodutos ao criador como leite, pele e lã, que ajudam a compor a receita da propriedade rural que se destina à atividade. “Essas informações todas ajudam a compor um cenário favorável a um negócio com importante potencial de crescimento”, aponta Rozimbo Júnior Magro.

O evento

A 33ª edição do Show Rural Coopavel vai ser realizada de 1 a 5 de fevereiro de 2021, em Cascavel, no Oeste do Paraná. Em função da pandemia, o evento será presencial (com a adoção de um cuidadoso protocolo de segurança sanitária, segundo normas da Anvisa, Ministério e Secretarias de Estado e Municipal de Saúde) e terá também forte presença nas mídias sociais. Uma das novidades será o lançamento da TV Show Rural, que fará a transmissão de atrações do evento.