Cotidiano

Show com Nando Reis, Gal Costa e Gil encerra homenagens a Ulysses Guimarães

BRASÍLIA – A noite em que se celebraria 100 anos do nascimento de Ulysses Guimarães foi encerrada com um show em sua homenagem. No teatro de mesmo nome do político que ficou conhecido como “Senhor Diretas”, na universidade Paulista (Unip), Gilberto Gil, Gal Costa e Nando Reis se revezaram numa apresentação acústica. A atriz Ciça Guimarães recitou dezenas de frases de Dr. Ulysses, entre as quais um trecho do célebre discurso que proferiu quando da promulgação da Constituição, em 5 de outubro de 1988, “A sociedade foi Rubens Paiva, não os facínoras que o mataram”.

Gil foi o primeiro a entrar no palco e munido apenas de violão tocou “Back in Bahia”. Em seguida, emendou com “Abacateiro”. Agradeceu ao público e falou:

? Que seja uma homenagem singela, sincera e, na medida do possível, bela.

Nando Reis o sucedeu, cantando “Os cegos do Castelo”. Gal foi a última a entrar no palco. Juntos os três encerraram o show com “Toda Menina Baiana”, “Exotérico” e “Do seu Lado”.

O “Tributo a Ulysses Guimarães” contou com a presença de ministros do governo Michel Temer, convidados e jornalistas. Começou com uma apresentação do fundador da Unip, João Carlos Di Gênio, que foi um grande amigo de Ulysses. Ele exibiu um vídeo e lembrou de histórias como a de quando o levou à Amazônia e Ulysses não quis ficar num hotel de luxo, e sim matando a curiosidade sobre os hábitos dos jacarés.