Cotidiano

Shopping vai impulsionar economia e lazer

A ideia é que ele seja um espaço de convívio das famílias

Santa Tereza do Oeste – Com pouco mais de 10 mil habitantes, Santa Tereza do Oeste terá um pequeno shopping. A solução tem nome mais burocrático, “barracão comercial”, mas o projeto não é nada simples. A ideia é que ele seja um espaço de convívio das famílias num complexo que contará com um centro cultural e, futuramente, será a “porta de entrada” de um passeio sobre o Parque Nacional do Iguaçu, que margeia a cidade.

O shopping é uma estrutura de um piso nas margens da BR-277 com 916,9 metros quadrados e que será repassado em forma de comodato para empresas exporem e venderem seus produtos. Esse grande bloco de estacas de concreto e tijolos terá 15 boxes com vitrines voltadas para a rodovia que conecta Curitiba a Foz do Iguaçu, a 20 quilômetros de Cascavel. Os espaços têm 61,1 metros quadrados. Todos contam com banheiros.

O projeto está sendo construído no local onde será instalado um centro cultural. Nesse espaço, havia competições de rodeio e uma reforma, concluída neste mês de dezembro, ampliou a sua estrutura, que já está pronta para receber o acervo histórico municipal e novos eventos. Essa área do shopping e do centro cultural está sendo cercada em uma nova licitação, que também contempla paisagismo, marcando esse ponto como espaço de convívio e entretenimento.

O investimento da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas no barracão é de R$ 1.012.184,74 e as obras, iniciadas há dois meses, já atingiram 20% de execução. Os recursos foram liberados pelo SFM (Sistema de Financiamento aos Municípios), linha operacionalizada pelo Paranacidade e Fomento Paraná. A entrega deve ocorrer no primeiro semestre de 2021.

“É um projeto ambicioso e que está dentro do planejamento estratégico do Estado. É um município pequeno, mas com uma localização privilegiada e com o Parque Nacional do Iguaçu como pano de fundo. É uma ideia que estimulará o comércio e uma disputa sadia pela vitrine da cidade”, afirma o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Segundo o prefeito Elio Marciniak, a ideia é reservar os espaços centrais do barracão comercial para uma pequena praça de alimentação, com intuito de motivar a permanência das pessoas. O projeto conta, ainda, com estacionamento, canteiro com árvores, bancos de espera, lixeiras e iluminação em LED.

A ideia do investimento, que não é muito usual no Paraná, ganhou a companhia de outra obra que não costuma ser demandada ao governo: uma piscina térmica pública. O espaço de 358,3 metros quadrados fica num complexo que já conta com um Centro da Mulher, na região central da cidade, e deve ser inaugurado também no primeiro semestre de 2021.

As obras da piscina começaram em julho deste ano e alcançaram 54% de execução em novembro. O investimento de R$ 525.446,20 também foi viabilizado pelo Sistema de Financiamento aos Municípios, coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas.

As duas piscinas do complexo já foram instaladas e as obras avançam neste momento para a parte de acabamento dos vestiários, da área administrativa, da cozinha, da casa de bomba e da sala reservada para guardar materiais de limpeza, os produtos que vão manter a qualidade da água e equipamentos de hidroginástica e fisioterapia.