Cotidiano

Shopping de Munique é próximo ao estádio olímpico palco do Setembro Negro

201607221431398036_AP (1).jpgMUNIQUE – O shopping Olympia, onde aconteceu um tiroteio no início da noite desta sexta-feira que deixou vários mortos, fica apenas a duas estações de metro de distância do Estádio Olímpico de Munique, onde o grupo palestino intitulado Setembro Negro sequestrou e matou 11 atletas israelenses nas jogos olímpicos de 1972.

O centro comercial é o maior da cidade alemã e está localizado em uma região residencial no norte da cidade. O shopping foi inaugurado justamente em 1972, quando a cidade sediou as Olimpíadas.

Quinze dias antes do início dos Jogos, desembarcaram na Alemanha oito terroristas treinados no Líbano e na Síria. No dia 5 de setembro, às 5h, aconteceu a invasão. Com a Vila Olímpica cercada pela polícia, os extremistas anunciaram suas exigências: a libertação de cerca de 250 palestinos das cadeias de Israel e a transferência dos reféns para uma capital árabe que não fosse Amã ou Beirute. Pediram ainda a libertação dos fundadores do grupo alemão Facção do Exército Vermelho, também conhecido como Baader-Meinhof.

À noite, acreditando que seriam atendidos, os terroristas e reféns foram de helicóptero para uma base militar, de onde deveriam seguir para a Tunísia. Na pista quase às escuras, atiradores de elite abriram fogo. Um dos palestinos explodiu uma granada no helicóptero, matando os reféns. No fim, cinco terroristas morreram e três foram presos.