Cotidiano

Shopping bate recorde com sopa de 600 kg, mas joga comida fora

sopagigante.jpg

RIO ? Para chamar a atenção do público para um prato típico da culinária malaia, o shopping Plaza Merdeka, na cidade de Kuching, preparou ?a maior tigela de laksa? do mundo, com cerca de 600 quilos da tradicional sopa, quantidade suficiente para 1.500 porções. A campanha conseguiu um espaço no livro dos recordes da Malásia, mas gerou uma onda de críticas nas redes sociais, pois todo o alimento foi jogado fora.

Para a confecção do prato, foram utilizados 100 quilos de molho de laksa, 225 quilos de macarrão de arroz, 90 quilos de camarão, 1.008 ovos, 90 quilos de brotos de feijão e 80 quilos de frango. A ação aconteceu na última sexta-feira. Três dias depois, o shopping se desculpou publicamente pelo desperdício.

Em comunicado, o Plaza Merdeka agradeceu ao público por ?apontarem a questão do desperdício de alimentos. Nós não vamos tentar nos justificar sobre esse aspecto. Pedimos desculpas pelo descuido e pelo erro de julgamento?.

O plano inicial era que a sopa fosse servida ao público, mas, segundo o shopping, isso não foi possível por questões de segurança. A sopa levou 15 horas para ser produzida em etapas, e o alimento foi exposto numa imensa tigela sem proteção.

?Então, por conselho da nossa equipe de segurança alimentar, nós decidimos não colocar a saúde do público em risco?, diz o comunicado.

?Nossa intenção com este feito era fazer a nossa parte para colocar o nosso prato icônico Sarawak Laksa no mapa malaio e internacional. Admitimos mais uma vez que o aspecto de desperdício deste esforço foi um descuido infeliz e um erro de julgamento de nossa parte?, diz o shopping. ?Estamos, contudo, satisfeitos que o Sarawak Laksa está sendo mais exposto do que pretendíamos?.