Cotidiano

Shell estuda venda de ativos na Argentina, diz presidente executivo

261945772_1-6.jpg

NOVA YORK – A gigante petroleira Royal Dutch Shell está avaliando a venda de ativos de refinaria, transporte e distribuição na Argentina, como parte de um programa de desinvestigmentos de US$ 30 bilhões, informou nesta quarta-feira o presidente executivo, Ben van Beurden.

petróleo_0709

O executivo afirmou, em conferência em Nova York, que a empresa está assumindo uma revisão estratégica de ativos “downstream” (transporte, distribuição e comercialização de petróleo) no país sul-americano.

Uma porta-voz da companhia declarou que os ativos “upstream” (exploração e produção) na Argenta não fazem parte da revisão.

Em junho, em sua primeira apresentação da estratégia a longo prazo desde a compra da BG por US$ 54 bilhões em fevereiro, a Shell anunciou planos para limitar gastos e fechar fábricas em países para se concentrar em operações mais rentáveis, como de gás natural liquefeito, produção em águas profundas e químicos.

Na ocasião, van Beurden afirmou que esperava que os novos cortes ajudassem a impulsionar as ações da Shell, que ficam atrás dos rivais desde que o acordo da compra da BG foi anunciado em abril de 2015.

Os ativos downstram da petroleira na Argentina incluem a refinaria de Buenos Aires, cerca de 600 estações de serviço, mais negócios de comercialização e armazenamento, químicos, lubrificantes, combustíveis marinhos e para aviação.