Cotidiano

Setor produtivo: Oeste debate insolvência e reequilíbrio de empresas

O número crescente de pedidos de recuperação judicial, a insolvência de empresas de várias áreas e portes e a instabilidade econômica e jurídica provocam um cenário desafiador ao setor produtivo brasileiro. Esse vai ser um dos debates centrais de reunião da Caciopar neste sábado, 20, a partir das 8h30 na Acipa em Palotina. A reunião é destinada a diretores e a filiados de associações comerciais, a empresários e a líderes dos mais diversos segmentos organizados. A recepção será feita pelos presidentes da Coordenadoria Leoveraldo de Oliveira e da Acipa, Marcos Frazão.

O especialista em gestão financeira Marcelo Oliveira foi convidado pela Caciopar para falar sobre Gestão e ferramentas legais para o reequilíbrio das empresas. Ele dará detalhes sobre os principais fatores que levam à insolvência, como plano ruim de negócios, gestão incompetente, má administração, despesas altas, elevado custo de produtos e serviços e ausência de lucro. E também sobre um cenário de ausência de crédito, falta de capital de giro, elevado custo financeiro e mudança forçada de trajetória.

O encontro também abrirá espaço para outros temas. Entre eles estão: Projeto de Atuação Municipal, com o diretor de Ciência e Tecnologia da Caciopar e diretor do POD, Jaime Nascimento; A Itaipu e o desenvolvimento regional, com o assistente da diretoria brasileira da hidrelétrica, Alexandre Teixeira; apresentação de cases de sucesso do Empreender de Toledo, repasse de informações sobre o desenvolvimento local de Palotina, além de considerações sobre reforma previdenciária e sobre segurança pública e desenvolvimento territorial. Depois, os presentes serão recepcionados em almoço. Outras informações pelos telefones (45) 3321-1416 e 3321-1437.