Economia

Setor imobiliário: Caixa reduz juros e unifica taxas do SFH

O banco também unificou as taxas praticadas nos empréstimos

Setor imobiliário: Caixa reduz juros e unifica taxas do SFH

Brasília – A Caixa Econômica Federal anunciou nessa quarta-feira (5) a redução nos juros nos financiamentos imobiliários, com entrada em vigor a partir da próxima segunda-feira (10).

A maior taxa cobrada pelo banco caiu de 11% + Taxa Referencial (TR, atualmente em zero) para 9,75% + TR. A menor taxa, que é paga pelos clientes que já têm relacionamento com a instituição, foi reduzida de 8,75% + TR para 8,5% + TR.

O banco também unificou as taxas praticadas nos empréstimos do SFH (Sistema Financeiro de Habitação) e do SFI (Sistema Financeiro Imobiliário), voltado para imóveis com valor acima de R$ 1,5 milhão que não podem ser financiados com recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

As taxas anunciadas ontem valem nas diversas modalidades de financiamento imobiliário: imóvel novo, imóvel usado, aquisição de terreno e construção, construção em terreno próprio, e reforma e ampliação.

Renegociação

A Caixa também divulgou as condições para a renegociação de dívidas imobiliárias de pessoas físicas. Segundo o banco, as medidas atingem cerca de 600 mil famílias e devem beneficiar 2,3 milhões de pessoas. Em alguns contratos, pode haver perdão de multas.

Entre as opções está o pagamento à vista de uma entrada e a incorporação das parcelas atrasadas nas próximas prestações do empréstimo. Há ainda a possibilidade de usar o saldo do FGTS para reduzir o valor das prestações, além da mudança da data de vencimento das parcelas.