Cotidiano

Setor de serviços encolhe 4,5% e tem o pior abril desde 2012

RIO – O volume do setor de serviços encolheu 4,5% em abril na comparação com o mesmo mês do ano passado, informou nesta quarta-feira o IBGE. Esse é o 13° resultado negativo seguido nessa comparação e o pior para o mês de abril desde 2012, início da pesquisa. No acumulado em 12 meses, o resultado da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) registrou baixa de 4,6% em abril. No ano, o setor já acumula queda de 4,9%. O cálculo do volume é obtido descontando a inflação da receita nominal.

Todos os segmentos do setor encolheram em abril. Serviços prestados às famílias e serviços de informação e comunicação registraram recuo de 3%; serviços profissionais, administrativos e complementares caiu 5,4%, transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio 6,5% e outros serviços 3,3%. O agregado especial das atividades turísticas registrou retração de 3,6%.

As duas atividade que mais puxaram para baixo o desempenho geral dos serviços em abril foram transportes e serviços de informação e comunicação, que responderam por dois terços da taxa.

A receita nominal cresceu 0,4% em relação à abril de 2015, após retração de 0,4% em março e crescimento de 2% em fevereiro. No ano a receita nominal acumula leve alta, de 0,5% e, em 12 meses de 0,6%.