Cotidiano

Setor de ética da Casa Branca pede investigação a conselheira de Trump

Trump-GQ7348LA3.1.jpg

WASHINGTON – O escritório de ética do governo americano recomendou à Casa Branca que investigue a propaganda dos produtos de Ivanka Trump pela principal conselheira do presidente Donald Trump, Kellyanne Conway. O gabinete defendeu que se considere uma ação disciplinar contra a assessora. kellyanne

Os comentários de Conway, na semana passada ? depois que a varejista Nordstrom anunciou que estava retirando a marca de Ivanka, filha de Trump, de suas lojas ?, provocaram críticas de parlamentares republicanos e democratas em meio à preocupação de que ela tenha violado regras éticas.

“Há fortes razões para acreditar que a sra. Conway violou os padrões de conduta e que a ação disciplinar é justificada”, disse a carta.

A Casa Branca não respondeu a um pedido de comentário.

As regras federais de ética proíbem os empregados do executivo de usar suas posições para endossar produtos ou para o ganho privado de amigos. A lei não se aplica ao presidente.

? Vá comprar as coisas da Ivanka … Eu vou comprar algumas hoje mesmo ? disse Conway à Fox News em entrevista na Casa Branca. ? Eu vou fazer um comercial de graça aqui: Vá comprar hoje, todo mundo.

Conway fez os comentários na quinta-feira, um dia após o próprio Trump atacou a Nordstrom por deixar de vender a marca de sua filha.