Saúde

Setor de Endemias realiza ação contra a dengue neste sábado

Trabalho se concentrará na região dos bairros Coqueiral e Aclimação, onde houve um número considerável de novos casos na última semana

Setor de Endemias realiza ação contra a dengue neste sábado

A Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental, por meio do setor de Controle de Endemias, realiza neste sábado (26)  atividades de recuperação de imóveis fechados na região dos bairros Aclimação/Coqueiral.

Os quarteirões selecionados para serem vistoriados foram trabalhados durante a semana em horário comercial, porém, o numero de imóveis fechados foi bastante significativo. “Situação essa que compromete a qualidade do serviço e, principalmente impede que todos os possíveis criadouros sejam eliminados. Essa região apresentou grande aumento no número de casos positivos de dengue na última semana epidemiológica, por esse motivo as equipes do Setor de Controle de Endemias estarão desenvolvendo ações para fiscalização de todos os imóveis do bairro”, diz Ana Paula Barboza, coordenadora do programa de Controle de Endemias.

Ana Paula explica que a visita domiciliar é de extrema importância, pois os agentes são capacitados para localizar de forma mais assertiva possíveis criadouros que podem passar despercebidos. “Ressaltamos que a eliminação de criadouros é a única forma de prevenir e evitar a dengue, zika e febre chikungunya, e o mais importante: evitar óbitos por doenças totalmente preveníveis. Nos imóveis que permanecerem fechados após essa data serão deixados comunicados para que os moradores entrem em contato com setor e agendem uma vista domiciliar”, afirma.

Durante as próximas semanas serão realizados ciclos de aplicação de inseticida com bomba costal motorizada, para eliminar os mosquitos que já eclodiram dos criadouros, porém é importante ressaltar que sem a eliminação dos recipientes que acumulam água essa aplicação de inseticida não tem eficacia necessaria para conter a transmissão.

“Precisamos contar com a participação efetiva de toda população para evitar que uma epidemia de dengue de desencadeie em nosso município”, enfatiza a coordenadora.

Estarão envolvidos nesta ação 29 agentes de endemias, e a programação é recuperar 441 imóveis que estavam fechados em tentativa de inspeção anterior. O horário programado é das 8h às 12h.

Secom