Cotidiano

Setor de Controle de Endemias em ações

Conheça atividades desenvolvidas em Cascavel

Os cuidados para evitar as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, é uma ação de responsabilidade coletiva e não se restringe apenas ao setor de saúde, sendo que as atividades voltadas a esse controle são consideradas de caráter universal, e exigem atitudes e cuidados constantes de todos os cidadãos.

O Setor de Controle de Endemias realiza inspeções domiciliares em todos os imóveis do município, na área urbana e nos distritos, com o objetivo de eliminar e tratar possíveis criadouros de Aedes aegypti, bem como orientar a população sobre a importância de prevenir doenças transmitidas por esse e outros vetores.

Com relação aos terrenos baldios, reforça-se a necessidade de manutenção periódica uma vez que esses espaços muitas vezes são utilizados como depósitos de lixos e entulhos, servindo de abrigo para insetos, animais peçonhentos e mosquitos Aedes aegypti.

A conservação dos terrenos baldios, tanto públicos como privados, é responsabilidade do proprietário do imóvel. Quando, no momento da inspeção, verifica-se a presença de lixo e mato alto no terreno baldio o Setor de Controle de Endemias o encaminha para notificação, solicitando a limpeza e adequação. Em todas as visitas os agentes de endemias repassam as informações da situação epidemiológica do município.

O Setor de Controle de Endemias tem uma equipe de educação em saúde estruturada para realizar ações educativas, dentre elas destaca-se palestras, teatro e o teatro de fantoches. As apresentações são feitas em Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil), escolas municipais, colégios estaduais, empresas e demais locais, de forma lúdica e de simples compreensão sobre o controle do vetor e demais fatores que colaboram para infestação e dispersão das arboviroses transmitidas pelo Aedes, bem como sobre a destinação correta de resíduos, reciclagem, manejo ambiental e recepção dos agentes de campo para inspeções nos imóveis.

LIRAa (Levantamento rápido de Índice para Aedes aegypti )

O Setor de Endemias realiza a cada três meses o LIRAa que é um método para obter informações sobre a infestação do Aedes aegypti no Município. Conforme determina o Ministério da Saúde, a avaliação do índice de infestação considera os seguintes parâmetros:

0% à 09% – baixo risco

1% a 3,9% – médio risco

acima de 4% – alto risco para epidemia

Segue abaixo o resultado do LIRAa do ano 2016 e 2017

Resultados LIRAa 2016

CICLO PERÍODO ÍNDICE

1º 11 a 14 de Janeiro 6,8% Alto

2º 27 a 28 de Abril 0,5% Baixo

3º 18 a 20 de Julho 0,2% Baixo

4º 17 a 19 de Outubro 0,2% Baixo

Resultados LIRAa 2017

CICLO PERÍODO ÍNDICE

1º 09 a 11 de Janeiro 1,7% Médio

2º 10 a 12 de Abril 3,2% Médio

3º 19 a 20 de Julho 0,0% Baixo

4º 23 a 25 de Outubro 0,7% Baixo