Cotidiano

Setembro de 2020 foi o mês mais quente da história, aponta estudo

Temperatura média ficou 0,05°C acima da registrada no mesmo período de 2019 e que detinha o recorde até então

Setembro de 2020 foi o mês mais quente da história, aponta estudo

Setembro de 2020 foi o mês mais quente da história. A informação foi divulgada pelo C3S (Serviço Europeu de Mudanças Climáticas Copernicus) nesta quarta-feira (7). O registro é 0,05°C superior ao visto em setembro de 2019, que detinha o recorde até agora. O serviço de meteorologia levou em consideração temperaturas do mundo todo na análise.

Conforme o relatório, a tendência é que as temperaturas se mantenham elevadas em 2020. Com isso, este ano pode se tornar o mais quente já registrado por cientistas, superando 2016.

O aumento na temperatura é explicado por um esfriamento do Oceano Pacífico equatorial. A situação proporciona a formação do fenômeno La Niña.

Clima perigoso

As temperaturas elevadas de setembro deixaram marcas em todo o planeta. O C3S apontou que isso contribuiu para incêndios em regiões como Sibéria e Califórnia.

Os últimos cinco anos têm sido os mais quentes já registados, colocando o planeta perigosamente perto do teto estabelecido pelo Acordo de Paris, apontou o relatório.

Fogo já destruiu 3,461 milhões de hectares do Pantanal – Foto: Mayke Toscano/Secom-MT/ND

As temperaturas têm sido particularmente altas na Sibéria, com uma onda de calor que começou na primavera e que causou grandes incêndios. O calor também foi superior ao normal no Oceano Ártico, segundo o serviço.

Também a América do Norte viveu um mês de setembro muito quente, com 49°C registados no início do mês em Los Angeles, no estado da Califórnia, que tem sido palco de grandes incêndios.

No Brasil, as temperaturas altas influenciaram nas queimadas da Amazônia e do Pantanal, de acordo com o serviço meteorológico. O calor também quebrou recordes em estados como Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo.

Veja os dados da pesquisa:

As temperaturas médias durante o período de doze meses de outubro de 2019 a setembro de 2020 foram:

  •  acima da média em boa parte da Sibéria e no Oceano Ártico ao norte da Sibéria e do Alasca, entre 1981 e 2010;
  • acima da média em praticamente toda a Europa, mais ainda no leste;
  • acima da média sobre a maioria das outras áreas de terra e oceano;
  • abaixo da média em algumas áreas de terra, particularmente em partes do oeste do Canadá, Groenlândia e norte da Índia
  • abaixo da média em diversas áreas oceânicas no hemisfério sul, no Pacífico equatorial oriental e no Atlântico Norte entre a Terra Nova e a Irlanda.

Dados de temperatura elevada no mundo – Foto: C3S/ECMWF

Há mais variabilidade nas temperaturas médias europeias, mas os valores são mais certos devido à cobertura observacional relativamente densa do continente.

“A última média para setembro de 2020 é cerca de 1,6°C acima da média registrada entre 1981 e 2010. O ano mais quente na Europa foi 2019, embora por apenas uma margem estreita. Sua temperatura média foi de 1,2°C acima da média de 1981-2010”, explica a estação.

Reportagem: ND Mais