Policial

Sete veículos carregados são retidos na Operação Muralha

Guaíra – Na tarde de terça-feira (14), durante fiscalização de rotina no âmbito da Operação Muralha, servidores da Receita Federal realizaram a retenção de sete veículos carregados com grande quantidade de mercadorias descaminhadas na BR-463, no Mato Grosso do Sul. A ação integra a operação deflagrada esta semana em São Miguel do Iguaçu e em Guaíra.

A primeira ação aconteceu por volta das 14h, quando a equipe de fiscalização abordou quatro veículos suspeitos na BR-463 perto de Dourado (MS). Após inspeção minuciosa, constatou-se que todos estavam carregados com mercadorias descaminhadas, entre elas artigos de vestuário e pesca. Os volumes apreendidos estavam acondicionados nos porta-malas e nos bancos traseiros dos veículos.

Em seguida, na rodovia MS-163, outros três veículos foram retidos pela equipe da Receita Federal. Dessa vez, foram encontrados diversos eletrônicos no porta-malas e nos bancos dos veículos.

Os veículos e as mercadorias foram encaminhados à Inspetoria da Receita Federal em Mundo Novo (MS) para os procedimentos legais cabíveis. Estima-se que as mercadorias apreendidas ultrapassem R$ 500 mil. Os motoristas e os passageiros foram liberados, mas serão enviadas representações fiscais para fins penais ao Ministério Público para apuração dos ilícitos.

A Receita Federal disponibiliza um telefone de contato para denúncias, de forma anônima, por meio do número (45) 99152-2036.

A operação

A Operação Muralha, desenvolvida na região de fronteira dos estados do Paraná e do Mato Grosso do Sul com o Paraguai, iniciou sua primeira fase deste ano na segunda-feira (13). As ações acontecem nas barreiras fixas montadas em São Miguel do Iguaçu, próximo à praça de pedágio, e na PR-163 em Guaíra, com revezamento de equipes nas 24 horas por dia. Nas estradas vicinais, lago do reservatório de Itaipu, Rio Paraná e em toda a região de fronteira do Mato Grosso do Sul com o Paraguai a Operação Muralha acontece por meio de incursões das equipes volantes de prontidão.