Cotidiano

Sete municípios estão com pessoas afetadas ou desalojadas pelas chuvas, que prosseguem em grande volume no Paraná

 

A chuva que cai diariamente no Estado do Paraná nos últimos dias já deixou sete municípios com registro de incidências por conta das enxurradas. São eles: Candói, Chopinzinho, Marilândia do Sul, Pitanga, Querência do Norte, Reserva do Iguaçu e Rio Bonito do Iguaçu.

Nessas cidades 502 pessoas foram afetadas e 19 foram e permanecem desalojadas. Houve ainda o registro de 118 casas danificadas.

Os dados são da Defesa Civil do Paraná e acumulam números de domingo (4) até às 10h desta terça-feira (6).

A maior destruição foi registrada em Chopinzinho, onde 280 pessoas foram afetadas e 58 casas danificadas por conta da tempestade e do granizo que atingiram a cidade. Já em Marilândia do Sul o problema foram os alagamentos que afetaram 42 pessoas e desalojaram 10. O mesmo problema foi registrado em Pitanga (60 pessoas afetadas) e Querência do Norte (15 pessoas afetadas). Já em Reserva do Iguaçu foram 65 pessoas afetadas por tempestades e vendavais que destruíram 26 casas.

As chuvas no Estado devem continuar nos próximos dias. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, o Paraná está em Alerta Laranja, com Acumulado de Chuva. O aviso, emitido ao meio-dia desta terça-feira (6) alerta para a possibilidade de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios. A chuva será entre 30mm a 60 mm por hora ou 50mm a 100mm no dia.

 

AÇÕES RECOMENDADAS

* Coloque em lugares altos seus móveis e utensílios (bem protegidos).

* Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia.

* Se observar rachaduras nas residências, procure abrigos municipais.

* Se identificado rachaduras no terreno, coloque lona plástica para evitar que a água infiltre nas rachaduras.

* Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).