Cotidiano

Sete em cada dez adultos americanos usam mídias sociais

FILES-US-IT-LIFESTYLE-SURVEY RIO – O uso de mídias sociais pelos americanos disparou em pouco mais de uma década. Sete em cada dez americanos adultos (69%) eram usuários de mídias sociais em novembro no ano passado, frente a 5% em 2005, segundo dados do think-thank Pew Research Center. Entre jovens, o uso é ainda maior. Na faixa de 18 a 29 anos, a taxa é de 86%. Mas o uso já é maioria também entre os mais velhos, como no grupo entre 30 e 49 anos (80%) e 50 a 64 anos (64%).

Entre os que têm mais de 65 anos, a parcela de usuários ainda é menor, de 34%, apesar do forte crescimento nos últimos anos, classificado como ?dramático? pelo think-thank. Em 2010, apenas em um cada dez americanos acima dos 65 anos tinha acesso a redes sociais.

77% DOS AMERICANOS TÊM CELULAR

O sucesso das mídias sociais reflete também o avanço dos smartphones. São três quartos (77%) dos americanos que declaram ter smartphones, que são os celulares com acesso à internet. O índice mais do que dobrou desde o primeiro ano em que a pesquisa foi feita, em 2011. Na época, apenas 35% dos americanos tinham algum tipo de smartphone.

?Smartphones são quase onipresentes entre adultos jovens, com taxa de 92% entre aqueles de 18 a 29 anos. Mas o crescimento na posse de aparelhos tem sido especialmente destacado entre os americanos com mais de 50 anos. Na faixa de 50 a 64 anos, 74% agora possuem um celular, contra 58% em 2015?, apontou o documento divulgado nesta quinta-feira.

A expansão dos smartphones também se deu nos domicílios com mais baixa renda. Dos lares com renda abaixo de US$ 30 mil por ano (US$ 2.500 por mês), 64% agora têm smarthones, ante 52% no ano anterior.