Cotidiano

Sete dicas práticas para quem não consegue manter o foco no estudo

Estudar eficientemente para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou para qualquer outra prova exige do candidato organização, disciplina e foco. Também abrir mão de certos prazeres, sempre tendo em mente o objetivo final. Isso inclui deixar a vida social (e virtual!) em segundo plano por algumas horas do dia.

foco nos estudos.jpgPara atingir esse objetivo é preciso adotar algumas estratégias, como mostram os especialistas abaixo em dicas práticas.

1 ? Se desligue de tudo
Na hora de estudar, desligue o telefone, a televisão e outras formas de distrações. Procure um espaço calmo, silencioso e que tenha todos os materiais que você vai precisar.

? Alguns alunos têm o hábito de estudar com a TV ligada, mas sem som ou com o celular no modo vibratório. Mesmo que ele não veja as mensagens, vai acabar sendo distraído pelas notificações. Recomendo desligar tudo mesmo. Quem faz tudo ao mesmo tempo não faz nada ? afirma Raphael Haussman, professor de redação do Curso Ao Cubo e autor de livros de couching.

Haussman conta que alunos com grande dificuldade de concentração chegam a sair das redes sociais, param de usar Whatsapp, tendo consciência de que não conseguem conciliar as ferramentas com o estudo.

2 ? Controle o tempo nas redes
Ficar horas no Facebook ou em outras redes sociais pode ter efeito mais negativo do que positivo para os seus estudos.

? É importante focar em leituras mais interessantes e produtivas, que possam ajudar o aluno a se preparar para a prova ? aponta Vicente Delorme, coordenador interdisciplinar do Colégio e Curso PH.

Leia também: Temas do noticiário que você deve saber ao fazer o Enem

3 ? Faça o caminho inverso
Muitas vezes, o estudante gosta de uma disciplina e passa horas estudando a teoria, sem praticar exercícios. O ideal é resolver as questões, verificar o erro e depois consultar a teoria.

4 – Desenvolva a cultura do estudo
Estudar deve ser um hábito, com horários fixos de preferência. Anote em uma agenda o seu plano de estudos e tudo o que fez ao longo do dia. Em poucas semanas, você saberá o que funciona ou não. Se pergunte ainda sobre quais horários você é mais produtivo, assim como os dias em que está mais cansado. Não esqueça que a prova exige preparo físico e mental, que deve ser treinado ao longo do tempo.

5 ? Lembrem-se da pausa para relaxar
Estudar por horas a fio sem pausa para o descanso é um erro. Seu cérebro ficará estressado e as informações estudadas não serão gravadas corretamente.

? A gente não consegue manter o foco máximo por muito tempo. Sendo assim, pequenas pausas a cada 20, 30 minutos são importantes. Você pode beber uma água (que deve estar próxima), se alongar, e voltar a se concentrar, mas sem perder muito tempo ? destaca Haussman.

6 ? Pratique atividades esportivas
O esporte é uma ótima maneira de descarregar a tensão que toma conta da gente quando a prova se aproxima. Muitas pessoas inclusive só conseguem relaxar gastando energia. Inclua atividades físicas na sua rotina com essa proposta. O efeito é o mesmo para quem prefere algo mais leve, como meditar, passear com animais de estimação ou curtir junto com a família e amigos.

7 – Evite atividades que atrapalhem o seu sono
Dormir bem é fundamental para quem precisa absorver conteúdo. Porque o cérebro também precisa ‘desligar’. Chegar em casa tarde não deve ser um hábito para quem vai passar em breve por uma prova. Da mesma forma, evite ficar a madrugada toda assistindo TV ou navegando na internet. Essas atividades atrapalham não só o sono, como os estudos no dia seguinte.

¬? Esse ano de estudos faz parte de um investimento maior. O candidato tem que ter maturidade para entender isso e abrir mão de algumas coisas ? conclui Haussman.

Veja mais: Construa a sua Redação nota 1.000 com treino e repertório