Cotidiano

Sessions diz que se recusará a investigar Hillary Clinton

USA-CONGRESS_SESSIONSWASHINGTON ? O senador republicano Jeff Sessions enfrenta nesta terça-feira uma série de perguntas em audiência no Senado sobre sua capacidade de ser independente caso assuma o cargo de procurador-geral dos EUA, indicado pelo presidente eleito Donald Trump. A audiência é a primeira de uma série para a confirmação dos nomes indicados pelo futuro chefe da Casa Branca.

Sessions foi o primeiro senador a endossar Trump para a Presidência no início de 2016, e manteve-se um conselheiro próximo em questões como a imigração.

A senadora democrata Diane Feinstein disse que o Comitê Judiciário do Senado recebeu cartas de 400 organizações de direitos civis que se opõem à confirmação de Sessions para o posto jurídico mais importante do país.

? Este trabalho requer serviço ao povo e à lei, não ao presidente ? destacou Feinstein. ? Há um medo profundo sobre o que um governo Trump trará em muitos lugares. E este é o contexto em que devemos considerar a nomeação do senador Sessions.

Os manifestantes repetidamente interromperam o início da audiência, alguns vestidos com roupas do Ku Klux Klan e outro com um cartaz que dizia ?Apoie os Direitos Civis, Pare Sessions?.

Falando em favor dele, a senadora republicana Susan Collins, do Maine, considerada moderada, disse que tem ?toda a confiança de que Jeff Sessions executará o escritório da AG (procuradoria-geral) honestamente, fielmente e plenamente na busca da justiça?.