Saúde

Sesi testa trabalhadores para que atividades industriais sejam retomadas com maior segurança

A coleta de sangue é realizada por profissionais de saúde do Sesi nas próprias indústrias ou unidades do Sistema Fiep

Sindicatos e indústrias podem adquirir os testes a valores acessíveis, por meio do Programa Sesi de Prevenção e Orientação à COVID-19
(Crédito da foto: Gelson Bampi/Sistema Fiep)
Sindicatos e indústrias podem adquirir os testes a valores acessíveis, por meio do Programa Sesi de Prevenção e Orientação à COVID-19 (Crédito da foto: Gelson Bampi/Sistema Fiep)

Com a retomada gradual da produção industrial, diversas medidas devem ser tomadas para preservar a segurança e a saúde dos trabalhadores. Para apoiar as indústrias no retorno às atividades, o Sesi no Paraná está disponibilizando testes laboratoriais do Novo Coronavírus. A iniciativa faz parte do Programa Sesi de Prevenção e Orientação à covid-19.

De acordo com Carlos Valter Martins Pedro, presidente do Sistema Fiep, com os testes e os programas de prevenção do Sesi as indústrias podem elevar seus padrões de segurança. “Realizamos mais esse esforço em busca da manutenção dos empregos e da recuperação da economia no Paraná”, afirma.

No dia 3 de julho, uma grande ação foi realizada pelo Sesi para atender os colaboradores da Avenorte, indústria localizada em Cianorte. Em um único dia foram quase mil testes rápidos, por meio do dispositivo Hilab. “A testagem em massa vem se mostrado uma boa estratégia no cenário atual. Os testes disponibilizados pelo Sesi têm alto grau de confiabilidade, permitindo que os trabalhadores voltem aos postos de trabalho presenciais com maior tranquilidade, seguindo, é claro, os demais protocolos de prevenção”, aponta Rosangela Fricke, gerente executiva de Segurança e Saúde para a Indústria do Sistema Fiep.

Como funciona – A coleta de sangue é realizada por profissionais de saúde do Sesi nas próprias indústrias ou unidades do Sistema Fiep. A amostra é digitalizada e os dados são enviados para o laboratório, que faz a análise. O resultado sai em 20 minutos e é informado direto no celular do trabalhador.

As indústrias interessadas em adquirir os testes têm as seguintes opções:

  • Adquirir a aplicação avulsa do teste para todos os colaboradores.
  • Realizar o teste apenas nos colaboradores sintomáticos.
  • Seguir o Protocolo de Prevenção, que faz um teste por amostragem e traz um painel com informações sobre a porcentagem de contaminação na empresa, além da orientação quanto aos resultados dos testes.

A solicitação pode ser feita pelo e-mail [email protected]. Mais informações em sesipr.org.br/testescovid19.