Saúde

Sesa pede que Toledo não inicie aplicação da 3ª dose

Terão direito ao reforço vacinal pessoas com mais de 70 anos e pessoas com baixa imunidade mediante apresentação da declaração médica

Sesa pede que Toledo não inicie aplicação da 3ª dose

Toledo está preparada para iniciar a aplicação da terceira dose (D3) da vacina contra a covid-19. O imunizante estará disponível para o público-alvo em todas as unidades básicas de saúde do Município e a Secretaria de Saúde aguarda o aval da Sesa (Secretaria Estadual de Saúde) para iniciar a aplicação. Terão direito ao reforço vacinal pessoas com mais de 70 anos e pessoas com baixa imunidade mediante apresentação da declaração médica.

Conforme informações repassadas pelo Departamento de Vigilância em Saúde de Toledo, a Divisão de Vigilância do Programa de Imunização da Sesa solicitou ao Município que não inicie ainda a imunização desse público, considerando que várias cidades do Estado ainda não concluíram a vacinação da população geral acima de 18 anos. “A Sesa vai oficializar quando vamos começar a vacinar”, explica o diretor-geral de Saúde, Fernando Pedrotti.

Além da D3, na sede do Município as Unidades de Saúde aplicarão também a D1, enquanto as segundas doses (D2) continuarão a ser aplicadas no Ginásio de Esportes Hugo Zeni e no Centro de Revitalização da Terceira Idade Wilson Carlos Kuhn (Certi Pioneiro).

As UBSs do interior farão primeira, segunda e terceira doses mediante agendamento prévio e organização da própria unidade.

Segundo dados da Secretaria de Saúde, mais de 95% da população maior de 12 anos já recebeu a D1, o que diminuiu a procura nos dois pontos de referência. “Acreditamos que agora vamos poder concentrar essa dose, juntamente com a terceira, nas UBSs e deixamos os dois pontos de concentração para a aplicação das D2”, comentou o diretor-geral da Saúde de Toledo, Fernando Pedrotti.

 

Quem receberá

A terceira dose será aplicada inicialmente em idosos com mais de 70 anos, que já receberam a segunda dose, independente do imunizante, há mais de seis meses da D2 ou da dose única, e imunossuprimidos de alto grau, conforme a Nota Técnica Nº 27/2021 da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 do Ministério da Saúde, e que tenham realizado a segunda dose há mais de 28 dias.