Cotidiano

Sesa organiza campanha de cirurgias eletivas

Municípios definiram os pacientes que serão atendidos agora

Sesa organiza campanha de cirurgias eletivas

Cascavel – Com a liberação para a retomada das cirurgias eletivas também na rede conveniada ao SUS, a organização das listas de pacientes que devem passar pelos procedimentos nesse primeiro momento já está ocorrendo. Os procedimentos estavam suspensos desde março, aumentando a fila de espera.

De acordo com a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), a seleção dos pacientes fica a cargo de cada município/serviço de saúde onde o paciente está aguardando. Assim, os municípios já definiram a lista de pacientes a serem atendidos no âmbito de cada Região de Saúde por meio da CIR (Comissão Intergestores Regional).

A 10ª Regional de Saúde já havia notificado os 25 municípios para que atualizassem e enviassem as listas de pacientes que aguardavam os procedimentos. De acordo com a Sesa, esse processo de envio ainda está em andamento e a atualização está sendo feita manualmente, por isso ainda não há um total definido de pacientes que aguardam pelos procedimentos, nem na regional nem no Estado.

 

Campanha

De acordo com o Estado, além dessa organização de filas e definição de pacientes, os esforços estão direcionados para a campanha de cirurgias que deve se cumprida até dezembro. Os procedimentos que serão realizados nesta campanha precisam utilizar os recursos destinados pelo governo federal. O total dos recursos para esse fim, definidos em uma portaria do Ministério da Saúde, publicada em 31 de dezembro do ano passado, era de R$ 13,6 milhões ao Paraná. Parte desse valor já foi repassada, e restam para executar as cirurgias até o próximo mês R$ 8.353.608,39, que será dividido em todo o Estado.

Além do repasse federal, há o valor que sai do caixa do Estado para a realização de procedimentos eletivos, mas, de acordo com a Sesa, ainda não há um montante definido.

 

Quantidade

A reportagem questionou a Sesa sobre a quantidade prevista de procedimentos que devem ser realizados por prestador ainda neste ano, mas a secretaria informou que “as cirurgias eletivas de campanha são procedimentos adicionais à programação existente no contrato do prestador. A quantidade a ser realizada é de acordo com a capacidade instalada do prestador e os recursos disponíveis por município em região de saúde”. Não há informações sobre esses recursos.

Leia também: