Cotidiano

Servidores se preparam para greve

Assembleia extraordinária do Sinteoeste (Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Superior do Oeste do Paraná) deliberou indicativo de greve dos servidores pela reposição salarial (data-base), em atraso há dois anos. A decisão foi tomada na tarde de sexta-feira (8), em reunião no Huop (Hospital Universitário do Oeste do Paraná).

Conforme o presidente do sindicato, Giancarlo Tozo, ainda não há data definida para a greve geral, que será estabelecida pelo FES (Fórum Estadual dos Servidores). “Aprovamos a participação dos servidores do Sinteoeste caso a greve se efetive. Ainda é preciso ter uma articulação estadual, porém, como todos são afetados pelo não pagamento da data-base, assim que a data for definida, faremos parte deste movimento”, afirma Tozo.

Além disso, foi deliberado indicativo de paralisação unificada dos agentes universitários e docentes das universidades estaduais em defesa do ensino público e contra o Meta4 – sistema que faz a gestão das folhas de pagamento de todos os servidores, contratado pelo governo estadual e adotado pela Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) em janeiro deste ano, após negar a adesão ao sistema por diversas vezes. Esta paralisação está marcada para o dia 27 de março em todo o Paraná.

Tozo lembra ainda de mais um dia de luta marcado pelo Fórum Sindical de Cascavel, que terá a participação do Sinteoeste. No próximo dia 19, haverá manifestação contra a Reforma da Previdência. As ações durante o protesto ainda precisam ser definidas.

Prestação de contas

Durante a assembleia, houve prestação de contas do último semestre de 2017 da gestão Servidores Unidos na Luta e nas Conquistas, além da apresentação e discussão dos contratos advocatícios da diretoria em questão. Segundo Tozo, os dados são referentes à gestão anterior, presidida pela servidora Grace Kelly Bourscheid, que teve todas as contas aprovadas.