Saúde

Servidores públicos de Santa Helena vão às ruas apanhar objetos que acumulam água

Equipados com luvas, máscaras e sacos de lixo, as equipes percorreram a área central da cidade, recolhendo de ruas, canteiros, praças e demais espaços públicos

Servidores públicos de Santa Helena vão às ruas apanhar objetos que acumulam água

O prefeito de Santa Helena, Evandro Miguel Grade, e o vice-prefeito, Dinho Maraskin, convocaram os servidores públicos para um arrastão contra a Dengue na tarde desta segunda-feira (08). Equipados com luvas, máscaras e sacos de lixo, as equipes percorreram a área central da cidade, recolhendo de ruas, canteiros, praças e demais espaços públicos, todos os objetos que possam acumular água e se transformar em criadouros do mosquito Aedes aegypti.

 

Todas as secretarias participaram e a atuação abrangeu também as escolas, Cicca, CRAS, APAE entre outros prédios públicos. No decorrer da semana, também serão vistoriadas as bocas de lobos, calhas e hastes de metal que suportam as placas de trânsito da cidade.
A coordenação da ação é da Secretaria Municipal de Saúde, com apoio de todas as vigilâncias e os agentes de endemias. Conforme a gestora Cristiani Mozer Binko, se trata de um trabalho preventivo para evitar um surto de Dengue: “Se não fizermos a nossa parte, logo teremos vários casos da doença, por isso, pedimos para que a população também faça a limpeza em suas residências e terrenos para que assim o mosquito não encontre locais para se proliferar, afinal, esta é a única maneira eficaz de combater a Dengue,” destaca.

Além dos funcionários da prefeitura, houve a participação de integrantes do Rotary Club, Lions Club e Acisa que irão dar sequência nos arrastões durante a semana: “É muito importante esta integração com as entidades e também pedimos o apoio da população no combate à Dengue,” ressalta o vice-prefeito, Dinho Maraskin.

Conforme o prefeito Zado, embora Santa Helena não tenha muitos casos confirmados, estão sendo encontrados diversos focos do mosquito e isso pode se transformar num problema de saúde pública: “Nós da prefeitura estamos fazendo a nossa parte vistoriando os prédios públicos e limpezas em todo o município, mas precisamos de mais, por isso, faço um apelo à população para que se junte nesta ação de recolha dos materiais que armazenam água, pois em conjunto, iremos solucionar este problema da Dengue.

 

Fonte: Prefeitura de Santa Helena