Política

Serviços têm alta de 4,2% em oito meses

Curitiba – O setor de serviços está deixando a crise para trás. No acumulado de janeiro a agosto, as empresas do segmento aumentaram em 4,2% suas vendas na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados, da PME (Pesquisa Mensal de Serviços) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostram que o Paraná, acompanhado do Mato Grosso (5,6%) foram os únicos estados a terem resultados positivos no período. Em todo o Brasil, o setor acumula queda de 3,8%.

A demanda por serviços no Paraná vem reagindo mais rápido que a brasileira, basicamente devido a dois fatores: a redução da taxa de desemprego e o aumento da geração de vagas com carteira assinada. “A melhora no mercado de trabalho impulsiona a renda e o consumo e ajuda a movimentar as vendas dos serviços, que dependem exclusivamente do mercado interno”, explica Julio Suzuki Júnior, diretor-presidente do Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social).

A taxa de desocupação no Paraná caiu de 10,3% para 8,9% entre o primeiro e o segundo trimestre do ano, de acordo com o IBGE. Nos primeiros oito meses do ano, o saldo entre admitidos e demitidos com carteira assinada no Estado somou 25,3 mil vagas.

Em agosto, na comparação com o mesmo mês do ano passado, a pesquisa do IBGE mostra que as vendas do setor de serviços cresceram 5,5%. No acumulado de 12 meses terminados em agosto, o Paraná registrou alta de 0,2% no setor. Foi o único Estado a ter resultado positivo nessa comparação.