Cotidiano

Serviços puxa contratações em fevereiro

 

Reportagem: Marina Kessler

Foto: Aílton Santos

O Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, mostra que as contratações para o mês de fevereiro em Cascavel foram as melhores dos últimos quatro anos. Isso porque foram criadas 770 novas vagas formais de emprego somente no mês passado. Resultado superior a este foi visto pela última vez em fevereiro de 2014, quando o município gerou 1.081 postos de trabalho.

Quem alavancou as admissões no mês passado foi o setor de serviços. Sozinho, garantiu que 537 vagas foram criadas, saldo resultante das 1.938 admissões menos os 1.401 desligamentos.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Empregados em Empresas de Prestação de Serviços e Terceiros do Paraná, Paulo Rossi, a disparada do setor é reflexo da abertura de vagas temporárias para o próximo trimestre, em que se comemoram a Páscoa (1º de abril), o Dia das Mães (13 de maio) e o Dia dos Namorados (12 de junho).

“Este próximo trimestre será muito bom, e como a demanda por produtos e serviços aumenta neste período, é necessário contratar mais mão de obra”, afirma. Outra questão que tem ajudado e muito na abertura de novas vagas, segundo Rossi, são os investimentos percebidos nos últimos meses na construção civil. “Indo na contramão do restante do Brasil, o Paraná tem investido muito em obras, e isso impacta diretamente na área de serviços, como na admissão de vigilantes e de colaboradores para a limpeza”, explica.

Indústria da transformação

A indústria da transformação também registrou importante crescimento quanto a abertura de novos postos de trabalho formais. Conforme o Caged, o setor abriu 214 vagas em fevereiro, setor com um dos melhores desempenhos para o mês em Cascavel. Na lista estão ainda a construção civil, com 87 novos postos e os serviços industriais de utilidade pública (6).

Legenda: Setor de serviços foi o que mais abriu vagas formais no mês de fevereiro em Cascavel

(12local setor de serviços_as)

INFO:

Desempenho de Cascavel em fevereiro

Setores Admissões Desligamentos Saldo

Extrativa mineral 1 5 -4

Indústria da transformação 1.113 899 214

Serv. Indust. de Util. Pública 18 12 6

Construção civil 476 389 87

Comércio 1.217 1.271 -54

Serviços 1.938 1.401 537

Administração pública 1 13 -12

Agropecuária 145 149 -4

Total 4.909 4.139 770

Fonte: Caged – MTE

BOX

Onde fechou

Dos oito setores analisados pelo Caged, quatro demitiram mais do que contrataram em fevereiro. O pior cenário ficou por conta do comércio, que encerrou 54 postos de trabalho no mês passado. A administração pública fechou outros 12, enquanto a agropecuária e a extrativa mineral empataram, com a extinção de quatro vagas cada.

BOX

Vai melhorar

Rossi está otimista quanto a geração de empregos durante o ano de 2018. Conforme o presidente, embora o País esteja prestes a enfrentar um processo eleitoral que promete ser de grandes mudanças, a expectativa é de que o mercado de trabalho se mantenha estável e com boas oportunidades.

“Vivemos ainda uma incógnita em virtude da eleição. Isso com certeza vai impactar no mercado, mas existe ânimo para que o Brasil possa avançar e os municípios do Paraná crescerem acima da média”, diz.

BOX

No Paraná

Os números estaduais também foram positivos para fevereiro. De acordo com o Caged, em todo o Paraná foram criadas 7.703 vagas formais de trabalho, 6.115 somente no setor de serviços. A indústria da transformação também acompanha este crescimento, com a formalização de 1.592 postos, seguida da construção civil (355), agropecuária (285), administração pública (122), extrativa mineral (28) e serviços industriais de utilidade pública (21). No Estado, apenas o comércio fechou no vermelho, encerrando 815 vagas formais de trabalho.