Cotidiano

Serviços crescem com força e PIB britânico do 2º tri é revisado para cima

LONDRES – O gigante setor de serviços britânico cresceu com mais força do que o esperado em julho, no mais claro sinal até agora de que a economia não desacelerou com força após a decisão do Reino Unido em junho de deixar a União Europeia. A Agência Nacional de Estatísticas também informou que a economia cresceu mais rapidamente do que estimado inicialmente entre abril e junho, período anterior ao referendo.

A economia cresceu 0,7% no segundo trimestre na comparação com o primeiro, contra estimativa anterior de 0,6%. Na comparação com o segundo trimestre de 2015 o crescimento foi de 2,1%, sobre estimativa anterior de 2,2%.

? Juntos, esses novos dados tendem a sustentar a visão de que não tem havido nenhum sinal de um choque imediato à economia, embora o quadro completo continuará a surgir ? disse o funcionário da agência Darren Morgan.

Os dados podem dissuadir o banco central britânico de dar prosseguimento a seu plano de cortar os juros novamente em sua próxima reunião, embora a economia ainda tenda a desacelerar acentuadamente no próximo ano, quando o impacto total do referendo deve ser sentido.

A demanda dos consumidores continuou como o grande motor do crescimento, com a despesa das famílias crescendo 0,9% em relação ao primeiro trimestre, mesmo com sua renda disponível crescendo mais lentamente.