Cotidiano

Serviço de Acolhimento precisa de voluntários dispostos a oferecer amor

O trabalho é ajudar crianças e adolescentes afastados das famílias

Assis Chateaubriand – Seja uma família acolhedora! Esta é a proposta da Secretaria de Assistência Social de Assis Chateaubriand às pessoas dispostas a oferecer amor e que se interessem em acolher temporariamente crianças e adolescentes que, por ordem judicial, foram afastados de suas famílias de origem.

O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora foi lançado em novembro do ano passado com o objetivo de oferecer possibilidade de convivência familiar e comunitária a crianças, adolescentes ou grupos de irmãos em situação de desproteção.

Ofertado pelo Município, por meio de uma equipe técnica específica formada por psicóloga e assistente social, o Serviço vem buscando voluntários e, desde seu lançamento, algumas pessoas já demonstraram interesse e apoio à iniciativa.

O que fazer

O primeiro passo é procurar a Secretaria de Assistência Social e da Mulher para buscar mais informações sobre o Serviço de Acolhimento. A família precisa morar em Assis Chateaubriand há mais de três anos, ter mais de 21 anos de idade e condições sociais para prover as necessidades da criança, entre outras questões analisadas.

Cada família pode acolher a criança ou o adolescente por um período máximo de dois anos. A partir de então, a Justiça decidirá se ela será reinserida à sua família de origem ou encaminhada para adoção.

Enquadrando-se dentro dos critérios, é feito cadastro, avaliação, seleção e capacitação das famílias para que recebam as crianças em seus lares. Como incentivo, é pago uma bolsa auxílio de um salário mínimo.