Cotidiano

Serviço compartilha carros elétricos de Itaipu

O projeto é piloto e vai atender nesta fase apenas colaboradores de Itaipu e PTI que necessitem fazer deslocamentos dentro da margem brasileira da usina

 

 

 

Foz – A Itaipu e o Parque Tecnológico Itaipu, em parceria com o Centro de Excelência para a Inovação da Indústria Automóvel, de Portugal, inauguraram em Foz do Iguaçu o Sistema de Compartilhamento Inteligente para compartilhamento de veículos elétricos. O projeto é piloto e vai atender, nessa primeira fase, apenas colaboradores de Itaipu e PTI que necessitem fazer deslocamentos dentro da margem brasileira da usina. Toda a operação do sistema será feita a partir de um aplicativo (o Mob-i) que o usuário deverá baixar no smartphone.

Inicialmente, serão empregados no projeto dez veículos elétricos modelo Twizy, da Renault, e quatro pontos de mobilidade inteligente, que são as estações para retirada e devolução dos carros. As estações estão localizadas no Escritório Central, Edifício de Produção, Barreira de Controle e Edifício das Águas, no PTI. Na sequência, o serviço será ampliado, com a incorporação de veículos elétricos modelo Zoe, que possibilitarão o deslocamento para fora da usina – a cidade de Foz do Iguaçu e região. Uma das estações será instalada no Centro Executivo, na Vila A.

A cerimônia de lançamento na quinta ocorreu no saguão do Edifício das Águas, no PTI, e contou com a participação do secretário de Estado Adjunto e do Ambiente de Portugal, José Mendes, e do diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek. Após a fase de testes o projeto será ampliado. Para José Mendes, o projeto é importante por valorizar a experiência do usuário e, consequentemente, contribuir com a melhoria da qualidade de vida do cidadão. “O que vemos aqui (o compartilhamento), seguramente, é o que vai acontecer com o futuro da mobilidade”, disse.

Mendes ainda destacou o uso de veículos elétricos como estratégia para a “descarbonização da mobilidade”, ou seja, a redução das emissões de gases que provocam o efeito estufa – preocupação que ganhou força na conferência do clima de Paris, organizada pela ONU, no ano passado. “O setor de transporte é um dos que mais produzem emissões e com certeza tem que dar a sua contribuição. Por isso, iniciativas como essa, que estão a acontecer no Brasil, com tecnologia de ponta, são muito importantes”, disse.

 
 

Como participar

Para participar, o interessado deverá enviar um e-mail de solicitação aos gestores do programa ([email protected]), que consultarão o gerente imediato do empregado e a Divisão de Transportes da margem brasileira, para saber se a autorização para dirigir na usina está válida. Inicialmente, o cadastro será limitado aos cem primeiros inscritos – para depois ser ampliado gradativamente.

Com a autorização das áreas responsáveis, o candidato será convidado a participar de um curso de formação, que abordará os seguintes módulos: programa Mob-i e o software Mobi.me; condução do veículo e responsabilidades do condutor; carregamento do veículo; regras gerais de utilização de veículo; e utilização do aplicativo Mob-i.

À espera de um recorde histórico

Faltando 15 dias para fechar o ano, a usina de Itaipu quebrou, às 11h01 de ontem (Horário Brasileiro de Verão), seu recorde histórico de 98,6 milhões de megawatts-hora (MWh), registrado em 2013, e fica muito próxima de reconquistar o título mundial anual estabelecido pela Hidrelétrica de Três Gargantas, na China.

Pelos cálculos da área técnica da usina, a superação deve ocorrer em menos de 24 horas. Em 2014, a hidrelétrica chinesa superou em 0,2% a produção da binacional em 2013 (98,8 milhões de MWh contra 98,6 milhões de MWh).

A superação do recorde próprio foi marcada por uma solenidade no hall do Edifício da Produção, com a presença de funcionários e membros da diretoria binacional. O diretor-geral brasileiro, Jorge Samek, atribuiu o resultado ao esforço conjunto do corpo funcional da empresa.