Cotidiano

Serra embarca para Paris, onde participará de reunião da OCDE

BRASÍLIA – Após uma visita de sucesso à Argentina, no início da semana, onde foi recebido pelo presidente Maurício Macri, o ministro José Serra embarca nesta sexta-feira para Paris, onde haverá uma reunião do conselho de ministros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), marcada para 1 e 2 de junho. Serra deverá conversar com os representantes dos países membros do organismo sobre os indicadores brasileiros e prestar esclarecimentos sobre os cenários econômico e políticos no Brasil.

Antes de ir a Paris, Serra fará uma parada de 12 horas em Praia, Cabo Verde, no sábado. A ideia é informar que o governo do presidente interino Michel Temer está disposto a reforçar as relações entre Brasil e África. Tanto é assim que a segunda visita oficial a ser feita pelo ministro é para um país africano.

Em Cabo Vede, a ideia é explicar que a África continua sendo prioridade para o Brasil e que qualquer remanejamento de embaixada ou consulado ocorrerá por racionalidade e controle de gastos. Ou seja, nada que possa prejudicar a boa e histórica convivência.

No caso da OCDE, Serra deverá ter alguns encontros bilaterais. A agenda ainda está sendo formulada, mas deverão ocorrer reuniões com autoridades americanas e europeias.